Como contratar uma consultoria empresarial?
Tenha cuidado! Você pode estar contratando uma empresa ou consultor mal intencionado.
É cada vez mais comum a pesquisa antes da decisão de compra ou da contratação de uma prestação de serviços. Esse novo hábito/costume tem contribuído consideravelmente com decisões mais acertadas por parte dos compradores/consumidores/contratantes.
Existem fontes que fornecem informações e facilitam/promovem a compra/contratação consciente, como: campo de busca no GOOGLE, sites como Reclame Aqui e Proteste, blogs/sites, canais no Youtube específicos para assuntos/temas específicos, e muitas outras ...
Agora, mesmo com um arsenal de informações em todo lugar, alguns serviços e produtos mais específicos ainda são contratados e comprados sem a devida informação e transparência, gerando incertezas e riscos maiores de algo dar errado no meio do caminho. Com o serviço de consultoria empresarial não é diferente!
Canastrões vendem promessas que não sabem cumprir, e empresários seduzidos pelas palavras e ilusões, por necessidades reais e muitas vezes urgentes, acabam cedendo, contratando, no português correto, sendo passados para trás.
Para que você empresário/administrador não passe por esse infortúnio, preparamos dicas exclusivas visando uma contratação mais assertiva que permita a realização dos objetivos iniciais, são elas:
1. Conheça os trabalhos anteriores do consultor ou empresa de consultoria;
Essa abordagem trará a você, evidências sobre os resultados que o profissional vem obtendo em sua carreira ou vida empresarial, diminuindo as possibilidades de insucesso.
2. Busque informações em seus círculos de influência ou com seus stakeholders;
Ou seja, todo profissional ou empresa de consultoria possui amigos, família, fornecedores, clientes, conhecidos, trabalhos paralelos (docência, projetos sociais/filantrópicos, etc.), enfim, procure referências pessoais e profissionais de quem irá contratar. Pessoas/empresas deixam rastros.
3. Acompanhe os conteúdos gerados e perceba qual é a frequência e a atenção dadas à essa finalidade;
Com qual frequência escreve textos/artigos? Qual é a qualidade das postagens? A empresa ou profissional liberal possui um site ou um blog? Qual é o movimento criado por essa empresa ou profissional nas mídias sociais e na sociedade? Acompanhe.
4. Entenda qual é sua necessidade e confira se o profissional/empresa de consultoria está apto para contribuir/ajudar;
Em muitos casos, clientes assustados, desesperados e ansiosos por solução, acabam contratando consultorias sem entender de fato quais eram seus maiores problemas, e se o prestador de serviços tem aptidão no assunto/solução específica. Ou seja, será que o profissional contratado tem habilidades/competências para atender minhas demandas? Ou é só mais um oportunista pronto para dar o bote? Fique ligado(a)!
5. Após identificar o problema, faça alguns orçamentos;
Não para pechinchar ou encontrar a opção mais barata no mercado. Nem sempre a mais barata é a melhor solução!
Esse comportamento deve ser substituído pela certeza, garantia e transparência da empresa ou do consultor. Consultorias baratas não são capazes de ressarcir prejuízos advindos de más prestações de serviços. Infelizmente não há devolução nesse ramo. Não se devolvem prestações de serviços ruins e fraudulentas. Cote, para conhecer mais profissionais, entender melhor as soluções e ferramentas, metodologias de trabalho. Assim estará mais à vontade e seguro(a) para uma decisão de compra/aquisição próspera, inteligente, ACERTADA.
6. Atente-se aos prazos e contratos de prestação de serviços;
Então você pesquisou, buscou os rastros, acompanhou o posicionamento nas mídias sociais, identificou seu problema e as soluções e fez alguns orçamentos. Chegou a hora de fechar, de tomar a decisão! Agora é importante ficar alerta aos prazos e cláusulas contratuais, como: rescisão contratual, carga horária, valores e meses, pagamentos de taxas extras, objetivos/ações da consultoria, entre outras cláusulas que poderão ser indexadas ao contrato.
Alguns profissionais/empresas de consultoria costumam embutir em seus valores negociados 13º terceiro proporcional, % de férias, e outras taxas afins. Esses valores são negociáveis. Fique atento(a)!
7. Contrate empresa ou empresas com experiência de mercado de no mínimo 05 anos;
Com essa atitude você se resguarda de aventureiros que acham que prestar consultorias é só dar conselhos desconexos e sem fundamentos. Profissionais/empresas de consultoria com experiência de mercado, que possuem demandas pelos seus serviços e crescimento em seus negócios, possuem credibilidade, tornam-se autoridade e podem contribuir significativamente com seu negócio, se você souber como lidar e permitir-se a mudar, transformar seu negócio, sua realidade atual. Com o tempo atestamos as teorias, refinamos as ferramentas e sintonizamos a medida certa para os relacionamentos. E acredite, isso faz toda diferença.
Então é isso pessoal. Por hoje é só!
Consultorias são momentos ímpares nas vidas das empresas e dos empresários/administradores de empresas, fases/ciclos destinados à evolução, ao desenvolvimento, à superação, ao autoconhecimento empresarial, convites incessantes ao amadurecimento e ao crescimento holístico. Toda empresa precisa de suporte nas decisões, novos conhecimentos, organização/padronização, controles mais apurados e bem definidos, metas definidas corretamente. Empresas de consultoria idôneas e profissionais ofertam essas vantagens/benefícios, promovem transformações e fomentam novas oportunidades.
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Leia também: O que é consultoria?
Abraços, até breve!
Raul Pimenta