Assim como todo processo, a venda é composta por um conjunto de informações, técnicas e orientações. Com isso formamos o processo de vendas que nos guia ao longo de todo o ciclo comercial. Para que você obtenha mais sucesso nas suas vendas, para que elas se tornem mais escaláveis, apresentamos um processo com 8 etapas acessível, compreensível e mensurável.
Este processo vai tornar seu time mais eficiente, com métodos padronizados permitindo a rápida identificação de um possível gargalo. Permite um tempo mais ágil para entrar em ação e eliminar os erros e lhe convertendo mais vendas.
A primeira etapa é o planejamento e preparação, uma etapa muito crucial. Aqui precisamos conhecer muito bem nosso público, estudar nosso cliente, conhecer a fundo nosso produto ou serviço. O planejamento é a base para o nosso futuro.
A segunda etapa é a prospecção, onde iremos buscar nosso cliente potencial, conquistar novos negócios e gerar novas oportunidades. A proposição é de suma importância para você que quer crescer seu negócio. Hoje existem diversas formas de prospectar, como via email, cold call, WhatsApp, visita presencial, entre outras.
A terceira etapa é a abordagem. É a parte primordial das vendas, pois o cliente sempre comprará primeiro você, depois o que está vendendo para ele. Procure estabelecer um relacionamento com o seu cliente, tendo como base a harmonia, a afinidade e a confiança mútuas. Você precisa se adaptar ao seu cliente, utilizando técnicas para controlar a situação.
A quarta etapa é o processo de levantamento de necessidades. Basta você responder esta pergunta: “Qual a melhor forma que eu tenho para ajudar esse cliente?”. Com isso, você já terá uma grande chance de converter a venda. O bom vendedor é aquele que é um perguntador profissional e não um falador inconveniente. Portanto, utilize a maior arma que tem em mãos, as perguntas. Só assim chegará à resposta exata de como você pode transformar o que está vendendo em uma grande solução.
A quinta etapa é a proposta de valor. É quando o seu cliente tira o interesse do preço e foca direto no benefício que seu produto e/ou serviço vai permitir a ele, isso se você for claro, direto e focar nos destaques e seus diferenciais.
A sexta etapa é a negociação, e aqui já posso lhe dizer uma frase bem utilizada no mundo das vendas: “Quem falar primeiro perde”. Isso significa que após você ter seguido todos os passos acima bem feitos, deixe agora seu cliente falar, tirar suas dúvidas para que a venda seja efetuada. Objeções surgirão a todo instante e devem ser respondidas de forma direta, objetiva e técnica.
A sétima etapa é o fechamento, que trata dos resultados das etapas anteriores. Todas executadas adequadamente, agora é a hora da glória. Muito importante não antecipar essa etapa para não dar um passo maior que a perna. Faça no tempo certo. O fechamento é o maior objetivo do vendedor, e por isso mesmo, a iniciativa deve partir dele.
E a oitava e última etapa do processo de venda é o pós-vendas, etapa esquecida por muitos vendedores e a mais importante, a venda não acaba no fechamento!! Procure saber se seu cliente está satisfeito. Você tem que estar disponível e aberto a seus clientes. Um cliente satisfeito irá te recomendar a outros, e o contrário também. Portanto, se comprometa e entregue tudo que prometeu. A venda não pode ser comemorada na hora do pagamento e sim na entrega da solução.
Você que chegou até aqui, você descobriu o segredo para vender mais e melhor. Agora vá lá e coloque em prática tudo que aprendeu. A estratégia sem ação é um puro devaneio.
Muito sucesso e boas vendas!!
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