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RH

Quais as principais informações que podem ser levantadas em uma entrevista de emprego?

Artigo publicado em 28/06/22 por: Jhennifer Alves
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O Recrutamento e Seleção é o processo de contratação de um novo funcionário. Nesse processo é importante o recrutamento e a seleção de alguém que seja compatível com o cargo para o qual será contratado e compatível com a cultura organizacional da empresa. Para isso é necessário serem avaliados critérios e serem levantadas informações sobre o candidato na entrevista, para um conhecimento geral do pretendente e consequentemente uma contratação assertiva.

A etapa da entrevista é muito importante para o processo, pois é nessa etapa que será possível conhecer melhor o candidato, ouvir sobre suas experiências, sobre suas habilidades, seus hobbies. É importante direcionar as perguntas para se obter respostas que possibilitem conhecer o perfil daquela pessoa, como:

  • Como foi seu último emprego?
  • Qual foi o motivo da saída?
  • Quais seus pontos fortes?
  • Quais seus pontos fracos?
  • Quais suas melhores habilidades profissionais?
  • Quais seus hobbies?
  • Quais seus planos para o futuro? 


Essas perguntas irão ajudar a conhecer o candidato de forma ampla, pois será possível conhecê-lo tanto profissionalmente como pessoalmente.

Entender seu perfil pessoal é essencial para saber quais são suas motivações, necessidades básicas, prioridades e como é sua vida socioeconômica.

 Por meio desses levantamentos será possível entender os motivos pelos quais aquela pessoa tem que lutar, se tem família para sustentar, se tem aluguel para pagar, se tem planos para o futuro pelo qual quer guardar dinheiro, se é alguém que prioriza o trabalho, também entender como é seu estilo de vida atualmente, se gosta de viajar, de sair fins de semana, se é alguém que gosta de frequentar festas ou alguém mais caseiro, como é o padrão de vida, se o salário proposto atende o padrão de vida que essa pessoa leva… Depois de levantar esses pontos, deve-se alinhar com as expectativas da empresa e com o cargo, “essas características e cultura estão alinhadas com o que estamos procurando?”

Já o perfil profissional, é essencial para direcionamento correto do talento e avaliação das qualificações, das experiências e se atende os requisitos da vaga.

Com o levantamento dessas informações e conhecimento do perfil profissional do candidato, será possível avaliar se ele se enquadra nas principais exigências da vaga, pois, direcionar alguém para uma vaga a qual ela não tem perfil pode acarretar em inúmeros problemas futuros para a empresa, como desmotivação e até mesmo desligamento. Depois, será possível refletir “esses atributos atendem o que o cargo precisa?”

Com todo o perfil mapeado e informações levantadas, é possível chegar à decisão final se o candidato é apto para a vaga ou não. Vale ressaltar que não existe o candidato perfeito para uma vaga, mas sim aquele que se enquadra melhor naquilo que a empresa procura e o que o cargo exige.