Várias pessoas me perguntam: o que é consultoria? Consultoria é só para empresas em dificuldades? Existe tamanho, faturamento, número de funcionários adequados para uma empresa contratar essa prestação de serviços?
Enfim, quase todos os dias da minha vida dedico um tempo para explicar, tirar dúvidas e demonstrar um pouquinho mais do trabalho que amo e faço há mais de 06 anos (quase 07 já).
Consultoria, na verdade, é a identificação constante do que precisa ser mudado/transformado, a elaboração das ações de melhoria (remédios para as doenças empresariais), a implementação da mudança (execução) e avaliação dos resultados sistematicamente (controle e avaliação). É a inquietação empresarial, a busca incessante pela evolução, pela excelência, pelo desenvolvimento e por aproveitar as oportunidades do cenário interno e externo das empresas, usando ferramentas apropriadas para os problemas identificados.
Não há certeza de êxito, mas a garantia de muita reflexão, de muita ação e de muito trabalho envolvido e comprometido!
Não existe tamanho ideal para contratação do serviço de consultoria empresarial. O mais importante não é a proporção da operação que se tem hoje, a estrutura organizacional vigente. Mas o desejo de expandir essa operação, o tamanho do sonho e a visão de futuro do empresário/empreendedor. Pode ser realizada em qualquer negócio, qualquer segmento, tamanho, realidade financeira.
Se não houver a intenção de desenvolver seu negócio e de melhorar os processos, os controles, a forma como lida e motiva seus colaboradores, a mensuração da qualidade do seu produto ou serviço, a forma como atende, entende e vende seus produtos ou serviços, a GESTÃO de maneira resumida, não há motivos para se contratar um consultor ou uma empresa de consultoria.
Consultorias são projetos com tempos determinados, planos e objetivos definidos, onde a SUPERAÇÃO é o FOCO central, sendo o momento de mais progresso na vida de uma empresa e dos membros envolvidos, se bem aproveitado. É uma chance única, que infelizmente poucos têm a oportunidade de viver e que pode ser a virada que há muito tempo era esperada.
Nesses 06 anos de mercado, percebi que 70% do resultado do trabalho advém da dedicação do empresário. Temos o conhecimento, visão, imparcialidade, dedicação, diagnose apurada, capacidade analítica e vontade imperiosa de vencer os obstáculos. Mas, caso o empresário não faça sua parte, o trabalho certamente não dará certo.
Se deseja saber um pouco mais do mundo da consultoria empresarial, deixe sua pergunta logo abaixo. Será um prazer compartilhar nossas experiências com você!
No portal da RPM Consultoria Empresarial, você encontra textos sobre consultoria, gestão, motivação, finanças e muito mais.
“Resultados positivos em movimento.”
Raul Pimenta