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RH

Recrutamento e Seleção - dinâmica em grupo

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O Recrutamento e Seleção tem como objetivo encontrar um profissional que seja compatível com as atribuições do cargo em questão e cultura organizacional da empresa que está contratando.

Para que isso seja feito da melhor forma possível, são utilizadas técnicas e critérios específicos para avaliação de cada candidato; dentre elas, a dinâmica em grupo.

Enquanto outros processos, como seleção de currículos e entrevistas, visam analisar o candidato de forma individual, a dinâmica em grupo é utilizada para uma avaliação no âmbito grupal, proporcionando uma boa análise de competências.

A dinâmica em grupo surgiu em 1936 com Kurt Lewin, psicólogo alemão que aprofundou seu conhecimento no comportamento humano quando inserido em um determinado meio. Para ele, o comportamento e reações de um indivíduo coexistem com todos os fatores do ambiente.

Sabendo-se disso, observa-se como a dinâmica grupal é capaz de proporcionar um ótimo cenário para avaliação comportamental, que se faz tão importante ao contratar alguém, que influenciará a produtividade da empresa e a harmonia do clima organizacional.

É necessário que antes de realizar a dinâmica em grupo, o recrutador tenha critérios bem definidos de avaliação, sensibilidade e imparcialidade, pois é uma grande responsabilidade selecionar e/ou excluir candidatos.

Algumas dicas de como realizar uma dinâmica em grupo eficiente:

  • Definir roteiro;
  • Definir o que será necessário para realização (materiais se for o caso);
  • Estabelecer os critérios de avaliação, que devem ser iguais para todos os candidatos;
  • Preferencialmente que tenha mais de duas pessoas para observar e analisar, podendo ser mais, proporcionalmente à quantidade de candidatos;
  • É extremamente importante que haja muita sensibilidade para perceber sinais, reações e posicionamentos;
  • E também total imparcialidade para avaliar.


A dinâmica grupal tem como objetivo ressaltar características primordiais para o dia a dia de trabalho, a exemplo: liderança, iniciativa, criatividade, pró-atividade, capacidade de análise, tomada de decisão, trabalho em equipe, entusiasmo, ética, sinais de insubordinação; entre outros.

Existem diversos tipos de dinâmicas para serem aplicadas, como: dramatização, simulação e etc. É necessário que antes de escolher a melhor opção, avalie-se quais as principais competências para o cargo que está sendo oferecido, para um melhor parâmetro de avaliação.