O Recrutamento e Seleção tem como objetivo encontrar um profissional que seja compatível com as atribuições do cargo em questão e cultura organizacional da empresa que está contratando.
Para que isso seja feito da melhor forma possível, são utilizadas técnicas e critérios específicos para avaliação de cada candidato; dentre elas, a dinâmica em grupo.
Enquanto outros processos, como seleção de currículos e entrevistas, visam analisar o candidato de forma individual, a dinâmica em grupo é utilizada para uma avaliação no âmbito grupal, proporcionando uma boa análise de competências.
A dinâmica em grupo surgiu em 1936 com Kurt Lewin, psicólogo alemão que aprofundou seu conhecimento no comportamento humano quando inserido em um determinado meio. Para ele, o comportamento e reações de um indivíduo coexistem com todos os fatores do ambiente.
Sabendo-se disso, observa-se como a dinâmica grupal é capaz de proporcionar um ótimo cenário para avaliação comportamental, que se faz tão importante ao contratar alguém, que influenciará a produtividade da empresa e a harmonia do clima organizacional.
É necessário que antes de realizar a dinâmica em grupo, o recrutador tenha critérios bem definidos de avaliação, sensibilidade e imparcialidade, pois é uma grande responsabilidade selecionar e/ou excluir candidatos.
Algumas dicas de como realizar uma dinâmica em grupo eficiente:
- Definir roteiro;
- Definir o que será necessário para realização (materiais se for o caso);
- Estabelecer os critérios de avaliação, que devem ser iguais para todos os candidatos;
- Preferencialmente que tenha mais de duas pessoas para observar e analisar, podendo ser mais, proporcionalmente à quantidade de candidatos;
- É extremamente importante que haja muita sensibilidade para perceber sinais, reações e posicionamentos;
- E também total imparcialidade para avaliar.
A dinâmica grupal tem como objetivo ressaltar características primordiais para o dia a dia de trabalho, a exemplo: liderança, iniciativa, criatividade, pró-atividade, capacidade de análise, tomada de decisão, trabalho em equipe, entusiasmo, ética, sinais de insubordinação; entre outros.
Existem diversos tipos de dinâmicas para serem aplicadas, como: dramatização, simulação e etc. É necessário que antes de escolher a melhor opção, avalie-se quais as principais competências para o cargo que está sendo oferecido, para um melhor parâmetro de avaliação.