Venda ativa e passiva possuem o foco em vendas, como o próprio nome diz. Mas cada uma delas possui suas particularidades.
Você gestor/empresário precisa entender como são as funcionalidades de ambas e como aplicar dentro do seu modelo de negócio, para que assim o resultado de suas vendas alavanque.
O que é a venda ativa?
Esse estilo de venda é aquela atuação e situação em que o profissional entra em contato com o cliente potencial, a empresa vai buscá-lo no mercado, não é o cliente que toma o controle da situação e vai até a empresa atrás do produto ou serviço. Ou seja, ao fazer uma ligação para um cliente, por exemplo, uma empresa está fazendo uma prospecção ativa.
Neste estilo de venda, não é extremamente necessário algum tipo de divulgação ou canal de marketing. Precisa sim de um bom processo de vendas e bons vendedores.
Aliás, após sua empresa adotar a postura mais ativa no mercado, é necessário ter um processo de venda muito bem definido para que sua produtividade aconteça e seu time de vendas lhe traga bons resultados.
E o que seria a venda passiva?
Podemos dizer que a venda passiva está muito mais envolvida com as estratégias de marketing. Diferentemente da venda ativa, nessa situação, as ações são realizadas para que a pessoa conheça sua empresa e, estando interessada, ela chegará até você.
Vale ressaltar que um bom serviço de qualidade também gera venda passiva, uma vez que após seu cliente estar satisfeito ele vai lhe indicar para mais pessoas, fazendo assim que lhe busquem no mercado.
E qual a diferença de venda ativa para a passiva?
Para sermos direto ao ponto. Na venda ativa quem vai até o cliente potencial é a empresa/vendedor, ou seja, a empresa não espera que o cliente vá até ela e cria estratégias para poder trazê-lo.
No caso da estratégia de venda passiva, a prospecção ocorre sutilmente através de ações de atração.
Vale considerar que ao elaborar suas estratégias de vendas, ambas as técnicas, tanto ativa quanto passiva, podem ser trabalhadas em conjunto. Assim é possível potencializar os esforços e aumentar as vendas.
E aqui vai uma dica: foco no seu cliente e desenvolva seu processo de vendas para que assim sua empresa tenha resultados comerciais positivos em movimento.
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