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Vendas

DICAS PARA MELHORAR AS VENDAS NO INÍCIO DO ANO

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Estamos no início de mais um ano e como todo início de ano as pessoas fazem planos e projetos, elas traçam metas e tiram de suas mentes o mais profundo dos sonhos para análise, porém, como diferenciar o sonho de uma meta alcançável?
De acordo com o título deste artigo, nós acreditamos que você esteja procurando formas de melhorar suas vendas e com isso colher resultados mais expressivos do que os que já possui, porém, devemos analisar nossa situação atual para entendermos onde estamos e aí sim planejarmos para onde iremos no amanhã.
O que você deve entender inicialmente é: qual foi a média de vendas do ano passado? É necessário se ter em mente que a melhora é progressiva e que o resultado esperado depende muito do desempenho da equipe comercial, e como essa equipe foi no ano passado. Você precisa facilmente dizer o valor de vendas do ano, o ticket médio, quais foram os melhores meses, quais foram os piores meses e etc.
Após essa análise de dados você terá informação para continuara jornada em busca de mais vendas. Façamos uma análise nesses tópicos para tirarmos algumas conclusões;
• O valor de vendas do ano passado. Com o valor de vendas do ano passado em mãos fica fácil entender como foi o ano, qual foi o seu desempenho e principalmente qual nossa capacidade de aumento de vendas sem interferir na estrutura atual do negócio. A partir deste dado teremos parâmetro para prever quando será necessário investir um pouco mais para continuar aumentando as vendas.
• Ticket Médio. Com essa informação nós analisaremos qual o valor médio de cada venda do ano e se ele aumentou ou diminuiu ao longo do ano. Aqui vai uma dica importante com relação ao ticket médio: sempre que possível faça upsell nas vendas de forma a agregar um pouco mais de valor em cada uma delas, crie produtos/serviços que trabalham de forma complementar e faça upsell sempre que puder em suas vendas, só essa ação já garante um faturamento maior por venda em relação ao ano anterior.
• Os melhores meses. Sabendo quais são os melhores meses sua meta é se preparar este ano para que continuem a ser bons meses de vendas, e que a experiência do cliente não seja afetada negativamente devido ao grande fluxo de vendas desse período.
• Os meses ruins de vendas. Com base nas informações do ano passado entenda o que fez com que esses meses fossem ruins e procure encontrar saídas para driblar esse período. Uma dica favorável é a criação de um calendário comercial, com datas e promoções especiais para esses períodos de baixa de vendas.
Após uma análise profunda nas informações levantadas, você entrará o ano mais preparado para melhorar a qualidade e a quantidade de vendas da sua empresa, porém temos uma outra situação a levantar: E se esse for o seu primeiro ano de empresa?
Caso esse seja seu primeiro ano de empresa, iremos deduzir que você fez um plano de negócios antes de abrir as portas e que sua previsão de vendas já é estimada, porém, ainda não há histórico para se basear em dados mais concretos. Nesse caso, a dica é se basear na média de mercado e também na sazonalidade que seu mercado pode sofrer ou não ao longo do ano. Procure entender em que períodos do ano seu produto/serviço é mais procurado e se prepare o ano todo, mantendo sempre o bom atendimento e a boa relação com o cliente.
Essas são algumas dicas práticas para planejar o seu ano de vendas, porém, é necessário também investir em conhecimento, é esse conhecimento que será responsável por fazer a sua venda ficar qualificada e sua taxa de conversão aumentar significativamente. Uma boa abordagem de vendas é responsável por uma boa venda, imagine como um treinamento, quanto mais se treina mais preparado se está para o dia da batalha. Analise também a possibilidade de aderir ao script de vendas, ele irá mapear passo a passo para que suas vendas sempre sejam padrão e na mesma qualidade.
Uma última dica é considerar as vendas online. Caso sua empresa tenha possibilidade de aderir às vendas online este é o ano para que elas aconteçam, se esforce para que o mundo online seja parte da sua realidade e faça deste ano o melhor da vida de sua empresa.
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