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Vendas

A importância da comunicação não-verbal na hora da venda

Artigo publicado em 28/05/19 por: Raul Pimenta
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Primeiramente, devo lhe perguntar: Você sabe o que é Linguagem Corporal? Ou já ouviu algo sobre este assunto? Você acredita que é possível compreender mensagens emitidas pelas outras pessoas sem ao menos ouvir uma palavra?

Na excelente obra “O Corpo Fala” de Pierre Weil e Roland Tompakov, ligeiramente cômica, felizmente didática e acessível a todos nós, os autores tratam de garantir que o processo de aprendizagem da linguagem corporal passa por várias etapas nas quais devemos aprender a interpretar primeiramente as letras, e em seguida conectá-las com o intuito de formar as palavras não ditas pela boca, mas expressadas pelo corpo.

Não obstante, na medida que aprendemos um pouco mais sobre linguagem corporal, e para isso indico aos iniciantes o mega canal “Metaforando” de Vitor Santos no Youtube, e até mesmo a leitura do livro de Weil e Tompakov, enxergamos pouco a pouco as possibilidades de aplicar seus ensinamentos em nosso dia-a-dia. Seja nos relacionamentos familiares, amorosos e até mesmo no trabalho.

O processo se dá pela construção das micro expressões faciais do interlocutor, o tempo de reação aos acontecimentos, alinhadas à sua posição corporal, o comportamento dos gestos que executa, e com tudo isso, e mais um pouco, compreende-se que nem sempre o que está sendo dito, é verdadeiro ou retrata o sentimento de quem transmite a mensagem. Não que isso signifique que somos mentirosos o tempo todo. Muito pelo contrário. Quer dizer que somos tão verdadeiros e espontâneos, que nossa mente e corpo juntos, não permitem que uma mensagem seja manipulada em sua totalidade.

Portanto, no momento da negociação, é fundamental que você esteja atento aos gestos do seu comprador. Perceba se ele está satisfeito com o ambiente e com a sua proposta de valor. Você pode utilizar as técnicas de espelhamento do rapport e outras técnicas da Programação Neurolinguística. Nivelar o tom de voz, a postura corporal e até as palavras que forem ditas é importante para estabelecer essa comunicação mais eficaz com o seu cliente. Perceber se ele cruza os braços constantemente, ou desvia o olhar/atenção com frequência, é um forte indício de que ele não está interessado no que você está falando. Ou então, um sorriso, uma pergunta aberta que ele fizer, podem ser sinais de que há uma brecha pela qual você conseguirá atingir o seu objetivo: Vender!

Outra dica de leitura é o livro “Como convencer alguém em 90 segundos” de Nicholas Boothman, no qual o autor trabalha muito bem a percepção e dá preciosas dicas de como conquistar o seu cliente. E também a obra de HenrikFexeus: “A Arte de ler mentes”, que desmistifica alguns fatos de quem ainda é cético quando o assunto é linguagem corporal e o comportamento humano.

“Algumas vezes é bem mais compensador interpretar os silêncios do que pedir respostas
– Autor desconhecido.

Observe quem está a sua volta, e estabeleça conexões mais profundas e verdadeiras. Mas esteja consciente de que a linguagem corporal é tão complexa quanto qualquer outra, e não é tão simples discernir alguns sentimentos, ainda mais quando não é você que os sente.

Desejo a você, excelentes leituras corporais. E uma vida cada vez mais completa e plena!

Pedro Franklin – RPM Consultoria Empresarial