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RH

Você já ouviu falar sobre os processos de gestão de pessoas?

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Empresas saudáveis não são constituídas apenas de compra e venda e produtos, ou de processos internos e execução de tarefas. Os grandes negócios, devem em primeiro lugar, atentar-se aos cuidados com a Gestão de Pessoas. E para facilitar o entendimento do assunto, iremos transcorrer rapidamente, pelas seis etapas deste modelo de gestão, orientados pelos estudos de Idalberto Chiavenato.

O primeiro passo é identificado como AGREGAR PESSOAS. Nesta etapa, o gestor deve administrar as oportunidades para preencher as demandas de trabalho, captando e selecionando novos talentos para a corporação. Aqui, devem ser trabalhado o processo seletivo da maneira mais completa possível. Você pode aplicar testes de perfil, realizar dinâmicas de grupo, promover debates entre os candidatos. Mas, nunca se esqueça da importância de realizar as entrevistas pessoais, para conhecer um pouco mais sobre os aspirantes para a vaga em aberto.

Em seguida, entramos na etapa a qual chamamos por APLICAR PESSOAS. Ela corresponde à etapa de integração dos novos colaboradores ao negócio. Lembre-se sempre de se lembrar: “Quem não integra, desintegra”. E é exatamente isso. Integrar os novos colaboradores ao ambiente de trabalho. E para que isso aconteça, alguns processos devem estar bem definidos, como o organograma empresarial, o composto de cultura (missão, visão e valores), se você tiver um quadro de regras, poderá apresenta-lo também ao novo membro da equipe (aliás, deve fazer isto!). Outras ferramentas muito utilizadas e que são recomendadas a sua apresentação durante a integração, são as descrições de cargo, especialmente, do cargo para o candidato selecionado. Você ainda pode levar o seu novo colaborador para conhecer todo o espaço físico da empresa, enquanto conta para ele, um pouco da história da empresa.

Seguindo adiante, chegamos à etapa de RECOMPENSAR PESSOAS. Com o colaborador integrado ao novo posto de trabalho, o seu objetivo agora será recompensá-lo de modo a mantê-lo sempre motivado para a realização do trabalho e o atingimento das metas coletivas. Entretanto, para que o bem maior aconteça, você precisa recompensar sua equipe por isto. E não basta sair aumentando o salário de todos, que nem sempre isso será o suficiente (e nem deve ser). Você pode usar benefícios indiretos (plano de saúde, vale transporte, entre outros), e também programas de incentivo por produtividade. Ah, e é muito importante também, que você proporcione boas condições de trabalho ao seu time. A satisfação e o sentimento de recompensa, estão ligados também, ao conforto no ambiente de trabalho.

Na quarta etapa, a qual chamamos de DESENVOLVER PESSOAS, o grande objetivo é capacitar e promover o desenvolvimento da equipe. Devemos estar sempre cientes, da composição mágica que estão nas empresas: Pessoas + Processos = Resultados. E não obstante, capacitar a equipe de colaboradores, tem se tornado cada vez mais, as principais armas dos grandes empresários para garantirem o sucesso do negócio. Com talentos bem lapidados, profissionais bem treinados e cada vez mais engajados com os objetivos da empresa, os negócios somente tendem a melhorar. E não poupe esforços para garantir o conhecimento que é levado a sua equipe. Faça sempre reuniões, dê muitos feedbacks, e cobre sempre novos e melhores resultados de seus liderados.

         No penúltimo princípio da gestão de pessoas, conhecido como a etapa de MANTER PESSOAS, daremos continuidade à etapa três. Aqui, você pode pedir opiniões aos seus colaboradores, sobre as melhorias que eles percebem para a empresa, além de promover pesquisas de clima organizacional e/ou de satisfação interna. Bem como promover a segurança na realização do trabalho e até desenvolver programas de qualidade de vida para os liderados.

                Por fim, a última e não menos importante etapa de gestão de pessoas, é definida como MONITORAR PESSOAS. No sentido de cada vez mais, gerar resultados positivos e mantê-los em movimento, a última etapa deve coroar todo o processo de desenvolvimento da equipe no trabalho realizado. Aqui, você pode trabalhar KPIs (Indicadores-chave) para mensurar quantitativamente o trabalho da equipe. Bem como adotar metodologias de acompanhamento dos efeitos gerados a partir do empenho da sua equipe. Uma sugestão, é utilizar sempre um software para registrar estes dados, e que se transformem em informações importantes para a tomada de decisões.

                Agora que você já conhece, e com certeza já aplica alguns destes processos em seu negócio, peço que lhe responda a seguinte questão: O que eu tenho feito, que só eu posso fazer, para que o trabalho em minha empresa seja cada vez melhor?

                Responda isto para si mesmo, elabore seu plano de ações, e à luz desta teoria superinteressante, comece a aplicar as melhorias em sua empresa.

                Desejamos muito sucesso para você. Bons negócios!

Pedro H. G. Franklin