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RH

Senso de Servir

Artigo publicado em 12/04/18 por: Raul Pimenta
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“Quem não serve, não serve.”

Temos acompanhado uma crise mais política do que econômica no nosso pais, só não podemos negar que existe sim uma crise econômica de média relevância no mundo todo. A China não compra mais o que comprava, pois, não vende mais como vendia. Alguns países europeus estão passando por momentos negativos sem precedentes em suas histórias de glória e glamour. Em momentos de crise, que costumo chamar carinhosamente e particularmente de “a hora da verdade”, encontramos uma grande e abismal bifurcação: Aumentar as vendas (faturamento), ou, diminuir os custos e despesas?
Acredito verdadeiramente que a primeira opção seja mais inspiradora, motivadora, e que traga sem dúvidas, menos impactos aos negócios. Ou seja, nos momentos de crise, precisamos explorar o dobro, abrir mais mercado, prospectar novos clientes, e é claro, fazer vendas melhores e maiores. De tudo que já se falou até aqui, tem um detalhe importantíssimo que esqueci de fazer menção. Não se deve encarar a venda como uma ‘’VENDA” que tapa os olhos do cliente. Vender não é vendar. Nas empresas já venho sugerindo a mudança no conceito, cultura, e filosofia de vendas. Nós, precisamos, podemos e devemos, SERVIR. Portanto, não se apeguem as metas de vendas, e sim as metas de SERVIR. Quanto você vendedor serviu seu cliente? A ideia de servir uma pessoa, extrapola. Quebra as barreiras do interesse. É mais plena, integradora e reveladora. Precisamos servir as pessoas, entendendo que elas possuem necessidades, e que ao procurar um profissional de vendas, elas não desejam ser enganadas “vendadas”, e aumentarem os seus problemas. Necessitam de profissionais solícitos, que encarem sua profissão, como uma grande oportunidade, e a maior passarela para o desfile da bondade, da caridade, da servidão, e do amor.
Vender é servir, e servir não é vender. Com todas essas palavras e afirmações,certamente haverão alguns desconfiados que afirmarão que a mudança da palavra venda, para a palavra servir, será apenas uma mudança de termos, de palavras, incapaz de trazer aos profissionais uma mudança de comportamento e de postura profissional prática. Nós mudamos um ambiente quando tratamos o ambiente de maneira diferente. Não podemos mudar apenas as palavras. Temos a oportunidade e ai faço o convite a todos que estejam lendo e aos que não concordam com essa reflexão, para que mudem a visão do ponto de vista de vendas. De forma sistêmica. Tragam para sua força de vendas, o propósito e a missão de serem servidores excelentes. Para isso deixo 5 dicas poderosas para que vocês possam ter êxito nos novos desafios comerciais que certamente irão enfrentar de agora em diante, são eles:

1- Ouça o cliente (Ouvir na essência)
2- Descubra sua real necessidade (Pirâmide de necessidades de Maslow)
3- Certifique-se de que doou tudo de si (Não há mais nada que o seu cliente necessite?)
4- Seja um servidor verdadeiro (Ética)
5- Estabelecimento de relacionamento Ganha/Ganha (Agindo assim, os dois sairão ganhando.)


Permitam-se! Boas vendas, ou melhor, um belo servir!