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RH

Os seis processos da gestão de pessoas

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Realizar a gestão de pessoas é algo fundamental, pois em qualquer empresa há um capital humano, que é importantíssimo para o sucesso do negócio, pois ele é a base que edifica a estrutura organizacional. E como sabemos quem podemos agregar este capital? Quem contratar? Como integrar? Como recompensar? 

Esperamos sanar neste texto algumas das dúvidas que pairam na mente de muitos líderes e profissionais da área de RH, no que tange ao capital humano.

O formidável Idalberto Chiavenato cita seis processos para a gestão de pessoas: Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar.
Então vamos explanar mais sobre eles?
O primeiro processo é o Agregar. Este procedimento é responsável por buscar e trazer para a empresa novos profissionais, e para que isto aconteça é essencial estar amparado em um processo de recrutamento e seleção bem estruturados.Este recurso tem o dever de filtrar as pessoas, pois se inicia com inúmeros candidatos e no fim permanecem somente aqueles que possuem as aptidões compatíveis ao cargo a ser ocupado.

O processo de seleção e recrutamento para ser eficaz exige mais que uma simples análise de currículo, é preciso conhecer e conversar com o candidato à vaga, aplicar testes que nos possibilitem enquanto recrutadores conhecer qual o perfil e se este é benéfico para o momento, ou se deve ser aproveitado em outra oportunidade de trabalho. Após a escolha do novo profissional para o cargo, com o processo de recrutamento e seleção encerrado, é hora de investir para o segundo processo, pois recrutar e soltar o novo profissional dentro da empresa não irá viabilizar que ele entregue suas atividades com excelência.

O segundo processo é Aplicar.Após efetivada a contratação é hora de integrar este profissional à empresa, imergi-lo neste novo ambiente o qual ele fará parte. Este método é importante para a desenvoltura do novo integrante da equipe, pois possibilitará a ele conforto e confiança no novo ambiente.

  • Alguns aspectos a que devemos nos atentar e desenvolver junto ao novo profissional são:

    • A apresentação da empresa:apresentar a estrutura organizacional bem como explanar acerca de sua história;
    • Orientar sobre os benefícios e remuneração aos quais fará jus;
    • Transmitir qual é a missão, visão e os valores da empresa;
    • Entregar uma cópia do manual de conduta a ser seguido;
    • E por fim, apresentá-lo aos integrantes da equipe a qual irá compor.

Para ficar gravado em sua mente, repito que esta fase é importante para orientar o novo profissional, para ele reconhecer e assimilar quais atividades terá que desenvolver.Acredito que você concorde comigo quando afirmo que a partir do momento em que sabemos qual atividade temos que desenvolver buscamos fazê-la com excelência, e quando não temos a certeza do que fazer apenas tentamos realizar algo.

O terceiro processo é o de Recompensar. Atualmente as pessoas têm buscado organizações que as valorize e que reconheçam seus esforços e que, claro, as recompensem por isso. É notório que quando um profissional percebe que está sendo reconhecido e recompensado pelo seu desempenho ele tende a se empenhar ainda mais; isso gera uma motivação e naturalmente um aumento de sua produtividade.
Quando falamos de recompensa, não estamos referindo apenas à porcentagem de participação nos lucros, mas também das recompensas não financeiras. Pense bem nisto, a gratificação não financeira também consegue gerar satisfação em seu profissional.
Além disso, as recompensas devem estar de acordo com a atividade desenvolvida. Se recompensarmos de forma exacerbada um profissional esta ação gerará o oposto do esperado, pois ele poderá associar que mesmo sem fazer a diferença ele receberá ganhos extras e então facilmente se tornará pacato dentro da empresa.

Desenvolver pessoas é o quarto passo deste processo, e se relaciona com a necessidade da empresa de manter seus profissionais treinados e capacitados. Para aplicar este processo, é importante desenvolver técnicas de avaliação internamente, para reconhecer as lacunas a serem preenchidas, ou seja, quais são os conhecimentos e habilidades que devem ser aprimorados através dos treinamentos. Após realizada esta análise interna é possível aplicar o treinamento adequado à necessidade daquele momento.Sem este olhar interno qualquer treinamento aplicado aleatoriamente poderá ser uma grande perda de tempo e dinheiro, podendo acarretar até mesmo no descrédito das capacitações.
A minha visão me instiga a dizer que o quinto passo do processo é o mais importante para a organização: Manter pessoas.
Para chegarmos aqui passamos pela contratação, pela integração e pelas recompensas. Quanto tempo, quantos custos nos foram necessários? Concordam comigo que se a empresa não conseguir manter este funcionário, ela terá perdas consideráveis?

Para manter pessoas é necessário deixá-las felizes e fieis à empresa, e para isso é preciso desenvolver um ambiente agradável para o trabalho, estimular o relacionamento entre todos integrantes da equipe, oferecer feedbacks contínuos sejam eles positivos ou negativos, disponibilizar plano de carreira, entre outros.
Algumas empresas, por exemplo, oferecem um ambiente diferenciado, como o Google, inclusive sua sede em São Paulo, Brasil, também adota este modelo, que disponibiliza aos seus colaboradores sala de jogos, de soneca, licença paternidade prolongada, etc. 

O último passo deste processo é o de Monitorar os resultados, que implica em acompanhar os frutos apresentados pelos profissionais da organização. E para que isso aconteça são utilizados indicadores chave de desempenho que buscam medir por exemplo o nível de absenteísmo, ou ainda a satisfação dos clientes finais. É importante aplicar os indicadores de acordo com a realidade da empresa, para obter um resultado eficaz. 

São estes os seis processos desenvolvidos por Idalberto Chiavenato. Busque implantá-los na empresa com a maior eficiência.

“Não se apavore com as dificuldades que lhe baterem à porta, e tampouco se acomode com os bons resultados”. 

Agradecemos pelo seu tempo! 
Eu sou Marília Maiara Alves de Paula, atuo como Consultora Júnior, e possuo uma enorme paixão por RH, gestão de pessoas e liderança.
Um forte abraço.
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