“Sucesso é a capacidade de se sentir auto realizado no que faz.” Raul Pimenta
Portanto, não há definição absoluta do que vem a ser sucesso, pois, sucesso é subjetivo, depende de um juízo de valor individual, tem mais a ver com o que o indivíduo pensa de si mesmo, de seu desenvolvimento pessoal, de suas capacidades, e conquistas. Ninguém pode lhe dizer se você tem ou não sucesso, a menos que você permita.
Sendo assim, para nada serve muito dinheiro, muitos recursos, se um profissional não encontra prazer e não se sente motivado no que faz. Logo, se sentirá entediado, acomodado, indisposto para os desafios diários e prováveis de sua profissão, tornando-se assim, um profissional medíocre.
Seguindo este ponto de vista, um líder é aquele que consegue identificar quais os motivos que levam o seu liderado a fazer e dar o seu melhor com entusiasmo. Para isso, ele precisa conhecer bem com quem está lidando, e reconhecer o PONTO DE REALIZAÇÃO de cada liderado.
Ponto de Realização é a verdade absoluta, ou a definição de sucesso pessoal daquele que lideramos, fazendo da participação do líder ponto chave para desenvolver e inspirar pessoas, e dar a elas a oportunidade de se encontrarem no que fazem, perceberem o sentido de seus esforços, e trazer a consciência de se auto realizarem pelo trabalho que fazem.
O sucesso do liderado começa na cabeça do líder, o sucesso do filho começa na cabeça do pai, e o sucesso de uma nação começa nos ideais de quem a governa. Pensando desta forma, fica bem claro a grande responsabilidade que os líderes carregam.
Para que você líder exercite essa habilidade de identificar em seus liderados quais são os pontos de realização, deixo abaixo 03 dicas bem simples. São elas:
- Conheça o seu liderado: Tenha bem definido seu perfil, seus hobbys, e seus valores. Saiba a história que ele conta para si mesmo, e para os outros.
- Identifique o ponto de sua realização: O porquê ele trabalha. O que tem valor para ele? Qual é a sua definição de sucesso? Sua verdade absoluta?
- Acredite em seu liderado e conheça seus pontos fortes: Esteja disposto a patrocinar seu liderado. Ou seja, invista nele. Faça-o reconhecer o seu valor, suas habilidades, sua força interior. Promova o autoconhecimento e o perdão, fazendo-o se amar mais, e aceitar as suas fragilidades.
Faça seu liderado enxergar que a vida dele tem salvação. É servindo que se é servido, é dando que se recebe, e é acreditando que se alcança.
Acredite em seu liderado, entenda o que é sucesso para ele, e influencie-o a se dedicar. Assim, ele se auto realiza, e você também. E aí, você acredita em seu liderado?