FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
RH

O QUE SÃO HARD SKILLS E SOFT SKILLS

Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Para entender o que são ambas as palavras do título deste artigo, precisamos conhecer sua origem, que é americana; a palavra “Skill” em Inglês significa habilidade, e com isso já podemos ter uma breve noção do que significa cada uma das palavras deste artigo.

Nos dias atuais muito se espera das capacidades de trabalho de uma pessoa, e essas habilidades há tempos atrás eram difíceis de serem encontradas e muitas vezes camufladas em estudos formais e longos, porém, com o avanço da internet e com a democratização da comunicação, passamos por um momento de rápida expansão de conhecimento e com isso a necessidade de possuir habilidades úteis se tornou fundamental. Muitas vezes essas habilidades são adquiridas informalmente e com um tempo consideravelmente mais reduzido que no passado e são conhecidas como Hard Skills e Soft Skills. Vejamos um pouco sobre cada uma delas.

Hard Skills: São habilidades que por muito tempo foram a forma de avaliar candidatos, pois são facilmente mensuráveis através de títulos, diplomas e reconhecimentos formais, como: graduações, mestrados, doutorados e afins. Essas habilidades se provaram muito úteis para comprovar Know How no passado, porém foram perdendo espaço com o aumento do número de pessoas adentrando estes mercados. Como na vida tudo é oferta e demanda, e com a alta oferta destas habilidades a qualidade também ficou a desejar em muitos casos. Hard Skills são importantes, porém para se ter um diferencial de mercado é necessário ampliar os horizontes e fazer mais por si próprio, desenvolvendo as Soft Skills, que vamos falar logo abaixo.

Soft Skills: Essas são habilidades que são mais difíceis de quantificar, uma vez que a grande maioria delas não é formalmente “validada”. As Soft Skills são habilidades sociais e mentais desenvolvidas para o propósito de resolver problemas e alcançar soluções. Algumas Soft Skills são: liderança, habilidade de trabalhar sob pressão, persuasão, comunicação eficaz, capacidade de motivar pessoas, habilidade com negociações, proatividade, resolução de conflitos entre outras.

Como é de se imaginar as Soft Skills são amplamente reconhecidas no mercado e são necessárias para que as soft Skills venham a alcançar o ápice do desempenho, por isso, uma vez que agora você conhece as diferenças entre ambas e sabe do potencial de crescimento ao uni-las, faça todo o possível para desenvolver essas habilidades para que seu trabalho e seu profissionalismo alcancem resultados vigorosos e você possa ser recompensado profissionalmente, financeiramente e socialmente tão bem quanto desejar. As habilidades de hoje são as mais importantes para você, se torne o melhor profissional dominando hard skills e soft skills para seu crescimento. 

Este post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:

Facebook:http://fb.com/RpmConsultoria

Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial

A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Contato: (35) 99965-7600 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com