FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
RH

O que é comunicação não verbal, e qual a sua importância.

Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

É muito comum ouvirmos falar sobre como é importante e indispensável ter uma boa comunicação verbal, em todas as áreas de nossas vidas. Porém você já parou pra analisar se o que você diz, condiz com o que o seu corpo está dizendo?

Muitas vezes, nossas expressões faciais, gestos, contato visual, postura e tom de voz podem transmitir uma mensagem melhor que as próprias palavras. A comunicação não verbal é um aspecto importante no local de trabalho, pois mostra como você escuta, olha e reage enquanto trabalha ou gerencia uma equipe.

Isso tem muito a ver com a maneira como transmitimos informações a outras pessoas, além de influenciar a interpretação dos sinais de quem está ao nosso redor. Já se perguntou como a linguagem corporal ajuda no relacionamento interpessoal na sua empresa?

Para te ajudar a responder essa pergunta, vou te apresentar os tipos de comunicação não verbal. São eles:

Características físicas: Tipos de comunicação não verbal que são usados no corpo e ambientes, que comunicam significado às outras pessoas. Considere suas preferências por estilo de cabelo, roupas, brincos, colares e carros

Tudo isso transmite significados para quem está ao redor sobre o que você valoriza e a imagem que deseja passar. Como na maioria das comunicações, aparência pessoal, objetos e acessórios acontecem dentro de espaços culturais e são interpretados à luz desses contextos.

Proxêmica: É o estudo de como o uso do espaço influencia a maneira como nos relacionamos com os outros. Usamos o espaço para regular nossa comunicação verbal e comunicar significados relacionais e sociais.

Espaço pessoal varia de dezoito polegadas a quatro pés e é reservado para a maioria das conversas com pessoas não íntimas (amigos e conhecidos). Você não acha mais adequado usar medidas mais comuns, como centímetro, metro, etc. em todos os exemplos deste texto?

Espaço social se estende de quatro a doze pés e é usado para interações em pequenos grupos, como sentar ao redor de uma mesa de jantar com outras pessoas ou uma reunião de grupo.

Espaço público se estende além de três metros e é mais usado em situações de falar em público. Um exercício divertido para se colocar em prática é ir a um ambiente público e observar as pessoas.

Cronêmica: É observar como as pessoas usam o tempo delas, pois isso também comunica uma variedade de significados às pessoas. Podemos, por exemplo, pensar em alguém que você conhece que está constantemente atrasado, ou o colega mais pontual do grupo.

Como você as descreveria? Existe alguma diferença no seu modo de pensar sobre eles? Nesse caso, essa percepção se baseia no tempo.

Paralinguagem: termo utilizado para descrever qualidades vocais, como: tom, volume, inflexão, velocidade da fala e ritmo. A forma como as palavras são ditas geralmente expressam maior significado que as próprias palavras.

Por exemplo, se você diz que está muito feliz com o feedback de alguém mas faz isso com uma voz monótona e expressão facial entediada, a pessoa entende o seu comentário como uma ironia.

Após conhecer os tipos de comunicação não verbal e como elas influenciam no entendimento e em como as pessoas nos veem, podemos chegar à conclusão de que devemos estar em harmonia com o que falamos, identificar se nossa postura, nossos gestos, roupas e etc. estão de acordo com o que desejamos passar para o próximo. Ter em mente que o corpo fala, e muitas vezes ele diz algo completamente diferente do que queremos dizer.

Para concluirmos esse artigo, fique com algumas dicas de como melhorar sua linguagem não verbal:

Ser um bom observador, observe a linguagem não verbal das pessoas ao seu redor, acostume-se a ler a linguagem não verbal das outras pessoas, faça sempre contato visual com quem você está se comunicando, fique atento à sua postura, fale com as mãos, e fique atento a gestos que passam uma postura de nervosismo e insegurança.