FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
RH

Missão, Visão e Valores

Artigo publicado em 02/05/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Você já parou para analisar ou pensar qual é a finalidade da empresa em que trabalha?

Muitos irão responder que a finalidade de todas as empresas é gerar lucros, e buscar a expansão continuamente. Serei obrigado a concordar, mas, com algumas ressalvas.

Sem dúvidas, tudo que é criado e feito em um sociedade capitalista, é desenvolvido buscando retorno financeiro. Mas, até que ponto dinheiro resolve nossos problemas? Ou melhor, até que ponto dinheiro preserva uma empresa dos desafios futuros que o mercado certamente irá trazer? Ai, começam as minhas ressalvas.
Tão importante quanto ter um fluxo de caixa positivo, é criar condições internas visando a continuidade do crescimento, a significância dos trabalhos realizados, a consciência dos porquês e das entregas que cada colaborador é capaz de fazer no dia a dia corporativo.

Para ficar mais claro o que quero dizer, irei direto ao ponto. Toda e qualquer empresa precisa ter definido e muito claro, qual é a sua missão enquanto organização, onde se pretende chegar, e quais são os valores que serão utilizados para alcançar os seus objetivos.

Enfim, tudo que foi anteriormente tem o objetivo de enfatizar que ao elaborarmos a missão, visão, e os valores de um negócio, começamos a ser autores mais conscientes da história que almejamos que a empresa viva. E não meros fantoches, coordenados e condenados pelo destino das selvas corporativas.

É de extrema importância, que os colaboradores existentes e integrantes de uma instituição, tenham o conhecimento do porquê trabalham (missão), para que trabalham (visão) , e como trabalharão (valores).

Quando estes entendem essas três questões, e a vivem, essa organização começará a produzir resultados que transpõem a ótica financeira, e adentram no campo da excelência, da diferenciação, da agregação de valor no que faz, e das vantagens competitivas de difícil clonagem.