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Mapa de empatia e a definição e personas

Artigo publicado em 11/12/19 por: Raul Pimenta
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O mapa de empatia e a definição de personas é um tipo de escolha muito importante para o seu negócio, principalmente porque ele pode definir um tipo de aproveitamento muito maior com relação ao alcance de clientes.

Esse tipo de atividade serve para segmentar todas as suas ações e assim promover um tipo de público muito bem delimitado e que também pode ser o que você pretende enquanto aproveitamento melhor em cada tipo de venda feita. 

Por isso vou falar sobre o mapa de empatia e definição de personas, para que sejam de fato feitos e aplicados, devolvendo preciosas informações para o seu negócio e para o que você se propõe.

Importância do mapa de empatia para o negócio

O mapa de empatia e a definição de personas serve para que você tenha informações privilegiadas sobre os seus clientes, tendo todos os panoramas possíveis, seja para pensar em um produto ou em um serviço ofertado.

Normalmente é um tipo de aplicação feita para pessoas físicas, mas também pode servir para que você conheça outras empresas, em negócios B2B e que podem oferecer estes benefícios. 

Portanto é a porta de entrada para conhecer o seu cliente de maneira que ele consiga te oferecer todos os indicadores necessários e você consiga ter melhores resultados em termos de venda. 

Como fazer?

Entendendo que o mapa de empatia e a definição de personas é um ponto muito importante para o seu desenvolvimento dentro do negócio, é fundamental saber o que você precisa sondar e ter enquanto informações dos clientes.

Para ter informações precisas, você pode avaliar os seguintes campos: 

● O que vê 

● O que ouve

● O que fala e faz

● O que pensa e sente

● Quais as necessidades

● Quais são as dores

São essas as informações que quando colocadas em um mapa podem lhe dar importantes dicas de como trabalhar algum tipo de produto e até mesmo pensar em estratégias bem definidas para cada perfil. 

O que vê

Neste campo é necessário que o cliente ou pessoa que responda lhe ofereça indicações de como percebe o mundo e também como observadas coisas ao redor, o que acontece de maneira objetiva.

Assim você tem uma noção de como o cliente se comporta no mundo e como ele percebe tudo o que acontece em sua volta, e assim você pode até ter outros retornos importantes neste sentido. 

Assim você sabe o que chama a atenção dessa pessoa e consegue planejar algumas ações como propagandas ou projetos direcionados neste sentido. Mas esse é só um fator, os outros também precisam ser definidos. 

O que ouve

Neste contexto a ideia é definir como o indivíduo atua no mundo a partir do que ele ouve, quem são as suas referências, como ele absorve uma indicação e também como ele se comunica com as marcas que segue.

A ideia é ter informações de quais são os canais em que ela pega dicas de compras ou de produtos, e principalmente quem são as pessoas que geralmente ouve, para a definição de um tipo de canal mais simples. 

Sendo assim, a comunicação pode ser feita diretamente com o cliente ou através de muitos outros canais, o que também se mostra efetivo, dependendo de como ele responde o mapa de empatia. 

O que pensa e sente

O intuito deste ponto é pensar e saber como você pode se comportar frente à vida de uma forma geral, quais são os sonhos e também como se sente de uma maneira geral na vida que leva.

Neste contexto é fundamental estar atento aos planejamentos, principalmente aqueles a longo prazo, que vão determinar o sonho, qual o desejo, e também qual o grau de inquietação com o seu dia a dia. 

É um ponto muito importante para a definição de soluções práticas que o cliente pode ter acesso, e isso também é fundamental neste ponto, tendo em vista que você necessita também de um tipo de pista para atuar. 

O que fala e faz 

Esse também é um tipo de retorno importante para o seu negócio, e serve justamente para que você consiga obter boas respostas, sendo principalmente uma possibilidade para que você acesse o dia a dia do indivíduo.

Sendo assim, você vai avaliar quais são os hobbies, o que costuma dizer, o que fala constantemente e como costuma agir de maneira rotineira, no dia a dia e principalmente no seu momento de lazer. 

O pensamento é ter ideia de como vai interferir nesse tipo de realidade, e até mesmo como o cliente vai ser o vetor e principal foco de divulgação do que você oferece. 

Quais são as suas dores

Essa é uma pergunta muito mais incisiva, e busca saber quais são os medos e frustrações do cliente, para que você tenha uma noção do que pode não ser bem visto ou recebido pelo cliente que vai ser acessado.

O intuito é ter uma noção de quais são os obstáculos que eles podem ter com o serviço oferecido ou produto adquirido, pensando em como eliminar esses obstáculos no tipo de mercado avaliado. 

Quais são as sua necessidades

Essa pergunta tem como finalidade entender quais são as necessidades do cliente e de que maneira você consegue acessar os seus desejos mais profundos, e pontos que se trabalhados imediatamente mudam a sua vida.

Por isso é uma pergunta decisiva que também vai fornecer os dados buscados e principalmente as suas possibilidades frente às necessidades e possibilidades que são oferecidas pelo que você está ofertando. 

O mapa de empatia e definição de personas é um tipo de atividade que é principal para qualquer negócio, para que você tenha um tipo de perfil de cliente, tendo também uma noção de como trabalhar qualquer ação que possui. 

Este tipo de trabalho também diz respeito a como você pensa e se organiza para cada ação, a partir também do que o seu cliente coloca enquanto prioridades e de que modo pode ser mais facilmente acessado, o que faz toda a diferença em termos de venda.