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RH

ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

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O trabalho faz parte da vida da maior parte da população, e com ele o ser humano teve de desenvolver formas de manter o foco em algo como princípio em uma relação de trabalho. Acontece que quando um grupo de pessoas se envolve para trabalhar em algo juntas, elas trazem consigo seus ideais e convicções que podem ou não ajudar no projeto e é simples entender isso. Faça a análise de um exemplo: supondo que você tenha relacionamento com outras pessoas e com esse relacionamento você já provavelmente passou pela situação de tentar executar algo e se esbarrar no contexto de que vocês pensavam de formas diferentes, nesse caso, quem ganha a batalha?

É para esse fim que a sociedade desenvolveu a ética nas relações de trabalho. Para entendermos com mais afinco do que se trata essa situação, vamos analisar primeiramente o significado da palavra ética; o dicionário explica a palavra ética como: “Reunião das normas de valor moral presentes numa pessoa, sociedade ou grupo social”.

Para falarmos de ética no trabalho é interessante lembrarmos que ela é quem vai conduzir de forma organizada as relações entre as pessoas no trabalho. Essa ética nada mais é do que estabelecer parâmetros para que a equipe siga em uma organização sem favorecer ou prejudicar qualquer um dos que trabalhem nessa organização.

Para entender se existe ética empresarial entre sua equipe é necessário entender se há regras claras e parâmetros mensuráveis para que a equipe siga durante as relações de trabalho. Se existirem esses parâmetros, o dever do gestor será apenas o de acompanhar os resultados e analisar o quão assertivo sua equipe tem sido em relação ao que temos como as normas de valor moral presentes naquele ambiente.

Minha empresa não possui valores morais, o que fazer? Caso você venha a entender que sua empresa está sem a devida ética de trabalho, preocupe-se seriamente pois esses valores são fundamentais para a continuidade do negócio. Entenda que sem isso claro a equipe pode desrespeitar-se mutuamente e com os clientes quase que sem consequências, uma vez que uma política ética nunca lhes foi apresentada. É claro que essa situação é hipotética, porém, muito preocupante, e para conhecer mais formas de fazer isso em sua empresa siga as dicas abaixo:

Crie um manual de conduta para sua equipe.

Desenvolva as regras que estarão presentes na sua empresa.

Fiscalize diariamente se as regras estão sendo seguidas.

Procure formas de premiar os colaboradores que seguem as regras e se comportam com ética no trabalho.

Procure formas de feedback para os que ainda não se integraram realmente à nova cultura do negócio.

A partir dessas dicas é necessário que você faça uma análise profunda da sua situação atual e com ela procure melhorar as formas de atuação ética em sua empresa. É sempre importante que você tenha tudo sempre claro e escrito para que sua equipe possa cumprir com o que foi combinado assim como entender que as regras são para todos e que o cumprimento delas é necessário.

Outra dica importante: nunca esteja acima da lei, caso você seja o dono do negócio, antes, pelo contrário, se submeta às leis assim como os que trabalham com você e assim você ganhará o respeito de todos e seus atos serão sempre baseados em razões lógicas, o que poderá diminuir a probabilidade de erros emocionais e/ou sem um julgamento justo.