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RH

Engajamento: O desafio do momento

Artigo publicado em 10/04/19 por: Raul Pimenta
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Veja como engajar o capital humano e aumentar a performance do negócio.


Em momentos de grande competitividade, o potencial e engajamento do capital humano em uma organização ganha relevância ainda maior. Sabemos que decisões tomadas por mentes brilhantes podem transformar a realidade de uma empresa para melhor.

Instituições são feitas por pessoas e processos, e profissionais engajados transformam e conectam profissionais desengajados, alinhando e melhorando processos, construindo culturas organizacionais sólidas e criando vieses de meritocracia interna, onde se ganha pelo que faz e não pelo relacionamento e proximidade que se tem. 

Talentos escolhem seguir carreiras empreendedoras por desacreditar nos modelos de gestão de pessoas defasados e tendenciosos. Chega de politicagem, nepotismo, injustiças e incongruências. Chegamos à nova era, apadrinhada de a era do PROFISSIONALISMO ÉTICO.

Ou seja, colaboradores capacitados buscam por empresas capacitadas, com senso de justiça, projetos éticos, possibilidades de ganhos compatíveis e sensatas, com potencial de aprendizado e propósitos NOBRES. Estamos cansados de confiar em quem não tem compromisso com a gente, e doar tudo de nós por contrapartidas insuficientes. 

Desafios como esses têm levado as empresas a fases intensas de adaptação e constante evolução em contratações, planos de crescimento interno, transferência de cultura e ações de reconhecimento atreladas a resultados.



Afinal, o que é engajamento? 
“Engajamento é o laço do profissional com o trabalho que ele realiza e com a organização. Essa ligação não é a estabelecida pelo contrato. Estamos falando de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego.”

Nós da RPM acreditamos que engajamento também significa: 

“O casamento perfeito entre princípios e valores, ideais e propósitos, permeado por ambientes saudáveis que geram consciente e inconscientemente ligação emocional, pactual e de gratidão.”


E qual a diferença existente entre engajamento e comprometimento?
Basicamente comprometimento é o compromisso funcional, racional, acordo criado e firmado entre empregado e empregador. Comprometimento é a disposição sendo colocada à prova pela necessidade do emprego e pela palavra firmada. Engajamento é o encantamento com a missão do negócio, conexão de alma, com profundidade, clareza e paixão ao projeto empresarial. 

Agora que ficou mais claro, qual dos dois sentimentos você gostaria que seu colaborador e/ou liderado alimentasse pela empresa que trabalha? Engajamento, não é mesmo?
Mas, existe um detalhe importante dentro desse contexto. Engajamento não se pede, engajamento se conquista! Com provas, processos, programas, exemplo, feedbacks, envolvimento, flexibilidade, escuta ativa e reconhecimento. 
Já que o assunto é engajar, veja agora como extrair o máximo de todos e melhorar a performance empresarial. Fique atento!

  • Faça pesquisas de clima organizacional
As PCO’s (Pesquisas de clima organizacional) são ferramentas úteis quando o objetivo é compreender a satisfação do colaborador, do cliente interno, bem como desenvolver planos de ação que visam o aumento do contentamento, a realização, felicidade no trabalho. Colaboradores felizes rendem mais, faltam menos, ficam por mais tempo e trazem mais negócios para o negócio. As pesquisas devem ser imparciais e transparentes, preservando as opiniões do indivíduo e com foco em entender as poluições existentes no clima da empresa.

  • Desenvolva um plano de carreira
A percepção por parte do colaborador de programas de ascensão são altamente motivadoras e engajadoras. Mas cuidado! 
Planos de carreira que não são concretizados no papel desengajam muito. Clareza é a palavra que resume as características necessárias para que um plano de carreira seja visto e colocado em prática. Alguns detalhes também são importantes:  faça avaliações de desempenho trimestrais; desenvolva treinamentos baseados nas necessidades, pontos de melhoria, identificados; deixe bem claro os critérios de promoção e dê feedbacks que convergem para promoções aos liderados. 

  • Invista em treinamento e desenvolvimento (T&D)
Após identificar os pontos de melhorias é de total importância assumir o compromisso pelo desenvolvimento do time. Pessoas são gratas. Alimentam em seu coração o sentimento de reciprocidade e o desenvolvimento, desejo genuíno de formação e cuidado, são sempre bem recebidos por liderados. Empresas conscientes são como trampolins para seus times e impulsionam movimentos ricos de desenvolvimentos, impactando em transformações substanciais à sociedade. Tenha como compromisso o desenvolvimento do quadro de colaboradores e eles devolverão em resultados e mudanças significativas.

  • Comemore cada conquista
Por fim, comemore os grandes e pequenos êxitos. Celebrar e ter gratidão gera sensações positivas, pavimentando relações confiáveis e conexões emocionais entre os entes de um time. Saber louvar e agradecer, reconhecer, elogiar, promover a boa nova é sem dúvidas o adubo para o crescimento organizacional. Comemorar o sucesso é criar maiores condições de chegar no próximo desafio, dar largada, sair do ponto atual para o ideal com impulso e confiança.
Engajamento é a gestão das possibilidades/oportunidades internas; aproximar os valores empresariais aos valores pessoais dos membros do time; produzir encantamento e senso de pertencimento; elevar a autoestima dos colaboradores e passar confiança por meio de um clima favorável de trabalho. Criar relações e raízes emocionais, compartilhando dos mesmos princípios e propósitos,  dando autonomia para que se desenvolva um trabalho valoroso e prazeroso, extraindo o que há de melhor no capital humano. 







Caso ainda tenha dúvidas no assunto, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças na vida

das pessoas e das empresas. 

Contatos: 

(35) 3413-7000 / (35) 99968-7000

rpmconsultoriaempresarial@gmail.com


Grande abraço caro(a) leitor(a) e amigo(a). 

Raul Pimenta / CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial, atua também como consultor sistêmico de negócios.