FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
RH

Emoções

Artigo publicado em 19/04/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

As emoções são o tempero da vida!

É tão bom sentir. Sentimentos dão vida aos pensamentos, trazem reações, mudam sensações, fazem nos sentir vivos. Viver racionalmente pode ser uma maneira de evitar sofrimentos desnecessários, mas é também uma forma de viver uma vida chata, monótona, sem sal. 
O sal da vida são as emoções. Emoção significa: emocionar com o coração. Colocá-lo em tudo que faz: no trabalho, nas relações familiares e amorosas, nas amizades, nos projetos sociais.

Deus nos deu o dom da emoção para que a vida tivesse altos e baixos, para que o ser humano não fosse tão exato, para que não nos sentíssemos limitados e principalmente, para amar e ser amados.

O amor é produto da emoção. A discórdia é filha da razão. Ao racionalizarmos demais, ao pensarmos exageradamente, petrificamos o coração e fortalecemos nosso cérebro. Se pudesse escolher e você pode, entre pecar por emoção ou por razão, escolha pecar por emoção. Emoções exacerbadas promovem tragédias, mas razões exageradas não promovem a vida.

Alguns poetas dizem que o caminho mais longo que existe é aquele feito entre o coração e a mente/cérebro. Tem razão! São tão opostos que a distância torna o encontro impossível em muitas vezes.

Pessoas racionais demais vivem vidas em preto e branco, lineares, agressivamente simples e tristemente insossas.

Fala-se muito em inteligência emocional, em resiliência e por aí vai... Na realidade, o que mais vale é a capacidade de ser gente, de se emocionar e entender melhor o que se sente. Quando entendemos nossas emoções e sentimentos, temos a oportunidade de estabelecer limites a nós mesmos e verificar quando estamos ultrapassando esses limites.

Permita-se sentir, chorar, sorrir, amar, perdoar.

Dizem que o que nos separa dos nossos parentes do reino animal é a nossa capacidade de raciocinar, de racionalizar. E talvez, o que nos diferencia seja a capacidade de refletir sobre nossas emoções. Pensando assim, de que vale ter a capacidade de pensar se não sentimos? De nada, não é mesmo.

Se você é uma pessoa muito racional, reflita um pouco e veja o quão ricas ou pobres têm sido suas experiências sociais e profissionais. Emoção é presente de DEUS, é pincel que colore vidas, é chuva que transborda almas, é sol que brilha nossas sombras interiores, é semente que brota no coração e floresce nos outros.