“As diferenças são o que nos completa.” Raul Pimenta
Diferenças se tornam as qualidades que precisamos para compor e fortalecer equipes de alta performance. São os recursos que serão utilizados para superação das adversidades diárias no trabalho, na comunidade, na família, e nos relacionamentos de forma em geral.
Um indivíduo tem o dom da palavra, outro escreve lindamente, e um terceiro conhece como ninguém técnica de vendas. Assim temos uma excelente equipe de criação, apresentação e comercialização de palestras. As diferenças fizeram deles mais completos.
É natural que quando indivíduos com habilidades diferentes trabalham juntos, haja conflitos e problemas de ego. O que não se pode aceitar, é que os possíveis conflitos venham a interferir negativamente no resultado desta interação.
A essência do trabalho em equipe consiste em reconhecer as virtudes individuais, e dispô-las coletivamente, de uma forma em que todos possam contribuir ativamente, elevando o potencial do grupo, e favorecendo assim a entrega final. Cada um é de um jeito, e cada um pode colaborar de modo único. Se nos abríssemos ao entendimento de que cada diferença é o que faz sermos mais fortes, entenderemos que cada ser é importante, indispensável.
Um bom líder é como um maestro. Precisa compreender e possuir inteligência necessária para fazer junção do potencial disponível de cada um.
As diferenças são o que nos completa. Pensando e agindo assim, nos tornamos mais abertos, pacientes com as singularidades da personalidade de cada pessoa, e conscientes de que se todos nós fossemos idênticos, não haveria inovação e descobertas. Sem pessoas diferentes, a zona de conforto, o status quo, a monotonia são indubitáveis.
Procure conhecer e reconhecer sua equipe, sua família, seu grupo, e saiba como poderá utilizar os conhecimentos disponíveis, a fim de integrá-los, criando uma cultura de cooperação, gerando clima propício e fértil à valoração e respeito às diferenças, particularidades e diversidade da espécie humana.
Ser diferente é ser você, ser diferente é poder se ter, ser diferente é ser gente.
Ser diferente é se assumir, ser diferente é se ouvir, se destacar, ser diferente é se amar.
“Seja uma voz, e não um eco. ” Tenha coragem para ser você, e fazer a diferença. Aceite-se como é, e aceite o outro também como ele é. Assim, enxergará melhor a utilidade que cada um possui.
“O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.” Augusto Cury