FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
RH

Criação e Desenvolvimento da Cultura Organizacional

Artigo publicado em 02/05/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Sabendo das dificuldades que as empresas já enfrentam e enfrentarão, abordaremos um assunto que na maioria das organizações é ignorado, destratado, e despercebido pelos gestores.

Por mais que não se perceba ou não se dê o devido valor, a análise e desenvolvimento de uma cultura organizacional é de grande importância, e fator preponderante para a sustentabilidade das empresas no longo prazo.

Muitos empresários e gestores não se preocupam com gestão! Não gostam de gestão!
Chega a ser paradoxal, mas é verdadeira essa afirmação. Acreditam que FAZER(ação)é o mais importante, e que organizar o que está sendo feito, e como será feito,não tem tanta relevância deparados aos resultados que já alcançam da forma como fazem o que fazem.

Traçam-se metas, definem-se estratégias, mas ignoram a cultura. Pode ser que seus colaboradores não tenham a cultura de correr atrás de objetivos, bater metas, e/ou de lutar por desafios. Já parou para pensar nisso?Quanta produtividade perdida não é?

E pior.Quando uma empresa não se preocupa em traçar o que se pode e o que não se pode fazer, qual a conduta esperada, ela acaba involuntariamente contribuindo para que seja feito de qualquer jeito. E esse qualquer jeito pode ser o que ela menos gostaria que estivesse acontecendo interna e externamente.

Enfim,ter uma cultura organizacional pensada, estruturada, e disseminada, é algo muito valioso, e pode ser e se tornar o diferencial competitivo que sua empresa tanto almejava.
Pois, produtos podemos copiar, prédios podemos espelhar, mas, conjunto de crenças, valores, rituais, regras, benefícios, é impossível.