A avaliação de desempenho é uma técnica utilizada para a gestão de pessoas, está imersa no sexto passo do processo de gestão (monitorar pessoas), já comentado aqui no nosso blog. Seu objetivo é analisar o desempenho seja dos colaboradores de forma individual ou da equipe.
Há algumas formas de aplicar a avaliação de desempenho e você deverá optar por aquela que vai ao encontro de suas necessidades e às características empresarial se de seus colaboradores.
Vamos começar pela Autoavaliação. Nesta, primeiro o colaborador irá responder a um questionário referente ao seu cargo e função, analisando seus pontos fortes e fracos, seu desempenho, sua interação com a equipe, enquanto seu líder fará o mesmo. Num segundo momento é desenvolvido por ambos uma análise destas respostas nivelando suas visões, gerando pontos de melhorias a serem desenvolvidos pelo funcionário,bem como o reconhecimento pelo bom desempenho.
A Avaliação 180º é uma modalidade que proporciona uma avaliação mútua do líder e seu liderado, ambos avaliam ao outro simultaneamente. Pode ser uma avaliação de grande valia pois através deste contato é possível ao gestor conhecer novos talentos em seus liderados, não perceptíveis até aquele momento. Um risco que se corre, é a possibilidade de que as afinidades pessoais interfiram e torne a avaliação ineficaz, favorecendo os amigos e desfavorecendo os demais.
A Avaliação 360º geralmente é adotada nas grandes empresas, cria se um modelo de avaliação onde um colaborador avalia seus colegas e seu superior, enquanto também pode ser avaliado por eles, gerando uma análise sistêmica, apontando as visões de vários ângulos. Para o êxito deste modelo é necessário que haja uma maturidade na equipe e prevaleça um sigilo de quem são os avaliadores.
Outro modelo utilizado é o Metas e Resultados.Este tipo de avaliação considera os resultados atingidos em um determinado período, consegue identificar de forma rápida e clara se o funcionário alcançou o objetivo proposto. Pode-se analisar o nível de absenteísmo, qual foi a conversão de vendas, qual a satisfação do cliente com o funcionário, etc.
O último modelo que falaremos hoje é a Avaliação do líder. Nos modelos de 180º e 360º há uma avaliação do líder pelos seus liderados, durante o processo. Porém, neste método, elabora-se uma avaliação voltada inteiramente ao líder, as suas características, seus pontos fortes, suas fraquezas.
Acredito ser de suma importância a avaliação do líder e o recebimento de feedbacks acerca de sua liderança, pois se um líder cai de um penhasco em seguida será a vez de seus liderados. Assim como é importante a avaliação e melhoria nos colaboradores o mesmo deve ser feito ao líder.
Existem outros modelos de avaliação como: por competências, onde avalia-se o conhecimento (saber), habilidade (fazer), e atitude (querer); a escala gráfica, que nada mais é que um questionário organizado com os itens a serem avaliados e com uma coluna para enumerar as respostas, podendo ser de 0 a 5, ou péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.
Para finalizar, gostaria de convidá-lo a implantar (caso não haja) ou a modificar/aprimorar, se necessário for, a avaliação de desempenho em sua empresa. Avalie aos seus colaboradores e deixe ser avaliado também, mudanças podem ser difíceis, mas em muitas o retorno que ocorrerá será esplendoroso.
Não se esqueça
“É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros.” – O Pequeno Príncipe.
Agradecemos pelo seu tempo!
Eu sou Marília Maiara Alves de Paula, atuo como Consultora Júnior, e possuo uma enorme paixão por RH, gestão de pessoas e liderança.
Um forte abraço.
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