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RH

Análise e Descrição do Cargo

Artigo publicado em 02/05/18 por: Raul Pimenta
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“O encontro inesperado, as situações inusitadas, o que não foi combinado, mas tinha que acontecer.” Rubem Alves
A frase de Rubem Alves pode parecer despretensiosa, um tanto poética e até passar despercebida.
Mas, para nós que vivemos para Administrar organizações e resolver problemas que surgem, nada é despretensioso. Tudo tem um fim, um propósito.
Vamos analisá-la!
Análise e descrição do cargo é uma ferramenta que visa amparar Administradores na reposição eficaz, e na integração de novos colaboradores. Ou seja, é a descrição das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes, atividades e responsabilidades) que determinada pessoa deverá ter e desempenhar para ser a ocupante do cargo.

Ao ignorar ou sabotar este processo, corremos o risco de promover O ENCONTRO INESPERADO. Que encontro seria este? Empresa x Ocupante da vaga.
Já pensou? Depois de contratado, o colaborador se depara com atividades para as quais não possui habilidade ou interesse necessários para realizá-las. Isso já aconteceu com você Administrador?,provavelmente, SIM!
Esse fato é gerador daquilo que denominamos como: DESMOTIVAÇÃO no trabalho.
Você pensa que ao contratar um novo colaborador sem possuir uma descrição do cargo que irá desenvolver, problemas gerados param por aqui? Engano seu!
Logo após o encontro indesejado surgem AS SITUAÇÕES INUSITADAS. Elas vêm da seguinte maneira: prazos que não são cumpridos; acúmulo de atividades; erros técnicos grosseiros; demora no desenvolvimento profissional; produtividade afetada;colaboradores perdidos que ficam por saber quais atividades são de sua responsabilidade, e quais não lhes competem. Enfim, um batalhão de dor de cabeça a caminho.Poderiam ter sido evitadas!
Começa-se a perceber que O QUE NÃO FOI COMBINADO, negociado ou esperado, já está acontecendo.
Por fim, deve-se entender que administrar uma empresa efetivamente não é tarefa simples. Que erros podem ser evitados, MAS TINHA QUE ACONTECER algo, para que nos permitisse levar nosso trabalho um pouco mais a sério.
Mais importante do que acertar na contratação, é saber o porquê essa pessoa foi contratada. Acerte ao contratar, e saiba combinar o jogo,para que não seja surpreendido pelo colaborador, ou por sua própria desorganização.