FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
RH

A excelência não é um destino

Artigo publicado em 17/04/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

É muito difícil declarar que já chegamos ao máximo do que poderíamos chegar em nossa jornada. Ou afirmar também que já não há nada mais a fazer. Somos ilimitados!
Convido-lhe a pensar: quantas realizações, projetos, você acredita não ter mais que fazer? Que já está consolidado? Um veredito? Ou que você verdadeiramente acredita que não é possível melhorar? Por muitas vezes fazemos isso.

Ignoramos nosso poder de auto superação, enterramos um mundaréu de oportunidades e subvalorizamos nossa capacidade de ser uma versão melhor a cada dia, minuto, segundo, ficando estagnados e estabilizados à margem de nós mesmos.

Ser bem-sucedido hoje, não garante e muito menos decreta a prosperidade amanhã; a vida é muito improvável, prega peças em todos nós. Portanto, se quer ter um pouco mais de confiança no que será, trate logo de amolar o machado, afinar o instrumento, repaginar sua tela mental, reprogramar seu cérebro, dar vazão ao potencial, abrir as torneiras do pensamento.

Quanto mais fazemos, mais próximos estamos da perfeição.

Muitos dizem que a perfeição não pode ser alcançada e concordo com essa máxima. Porém, na busca pela perfeição encontramos/esbarramos por acaso, por acidente, com a EXCELÊNCIA. Buscando ser perfeito, me torno excelente. Por esse motivo, a excelência não é um destino, é um horizonte. É algo que não tem fim, é a busca de cada dia, a página lida, a pergunta lançada, a experiência adquirida, a dúvida sanada.

Os excelentes são insistentes no que buscam, perseguem os porquês e não se contentam com qualquer um. 
Um conhecido dizia: “o que merece ser feito, merece ser bem feito. ” 
Sou capaz de afirmar que quem é capaz de fazer algo, é capaz de melhorar! Na realização, existe um componente muito importante: a observação. 
A partir da observação, sempre conseguimos aprimorar o que estamos fazendo. Pode durar um dia, um mês, uma vida. O que não pode ser feito é acreditar que já está pronto, bom, terminado.

Diz o velho ditado, repetido sabiamente por José Roberto Marques: “ O caminho se faz caminhando”. Que esse mantra que ecoa e ganha profundidade a cada dia, possa ser um norte verdadeiro para suas pretensões. Que você seja capaz, assim como é, de se desafiar a ser alguém melhor, excelente, em todas as esferas de sua vida. Assim, a sua vida valerá mais a pena.

“Hoje melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje. ” Definição do KAIZEN (Melhoria contínua). Ferramenta da gestão da qualidade, desenvolvida por japoneses nos anos 50.

Que nessa semana, você identifique, questione, o que poderia estar melhor em sua vida. Quais habilidades necessitam de desenvolvimento, quais pontos fracos/de melhoria carecem de mais cuidado. Assim, você verá, que por melhor que seja em algo, há o que ser feito.