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16 dicas para dar feedbacks

Artigo publicado em 07/06/19 por: Raul Pimenta
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Aprenda na prática como desenvolver seu time


Feedback ou retorno construtivo sobre o desempenho identificado é toda e qualquer devolutiva dada por alguém com intenção positiva de modificar algo, corrigir condutas, melhorar performances. 

Todos os dias, nas empresas do mundo todo, essa ferramenta básica e poderosa é usada na difícil e desafiadora tarefa de gerir pessoas. 

Agora, simplesmente usá-la sem critérios, distribuindo a torto e a direito, trará consequências negativas e até irreversíveis. Como toda e qualquer ferramenta possui dois vieses, aprender como utilizá-la para o bem é imprescindível para se obter sucesso. 

Veja agora 16 dicas para dar feedbacks e desenvolva seu time na prática, são elas:

1. Seja específico:
Cite o deslize do liderado/colaborador, demonstrando que você domina a ferramenta e aumentando as possibilidades de mudança de conduta.

2. Mantenha a calma (inteligência emocional):
Dar feedbacks nervoso, de cabeça quente, à flor da pele, definitivamente não é uma decisão sabia. Equilibre suas emoções e perceba suas reações. Assim, manterá a calma, a tranquilidade e a serenidade, dando o melhor que pode dar.

3. Não levante defuntos:
Feedbacks não são FLASHBACKS. Feedbacks possuem prazos de validade e são curtos. Seja rápido e diligente na correção ou no elogio/reconhecimento.

4. Evite a agressividade:
Falar palavras rudes, humilhar, perder a consciência, não são atributos de um bom líder e muito menos de um bom profissional. Portanto, ao aconselhar ou reconhecer, seja cauteloso nas palavras promovendo sempre a CNV (Comunicação não violenta).

5. Use técnicas como “técnica do comportamento”:
Frisar no comportamento e não na pessoa, no indivíduo, é uma bela estratégia e demonstra que está no caminho certo. As pessoas são muito maiores que seus comportamentos e atos isolados. Demonstre claramente o comportamento limitante e inadequado, agindo cirurgicamente na resolução do problema.

6. Coloque-se no lugar do outro:
Empatia é fundamental na hora de dosar a energia implementada em um retorno. Reconhecer que já passou por isso, de que não gostamos de ser julgados ou avaliados, pode ser um diferencial no momento de tecer avaliações dos seus liderados/colaboradores.

7. Seja rápido (exceto quando existem ânimos alterados):
Feedbacks não são monólogos, muito menos homilias. Seja breve, direto, dosado e comedido com o tempo, com a emoção e com o ser humano que está sendo transformado.

8. Peça feedback para o time:
Feedbacks são presentes. Pistas para chegar ao castelo encantado chamado: alta performance. Portanto, dê a você a oportunidade de ganhá-lo também. Além do mais, líderes abertos costumam ter mais receptividade quando precisam relacionar-se com seus subordinados.

9. Seja direto e assertivo;
Pare de dar voltas, isso confunde as pessoas! Seja direto e assertivo e verá que assimilaram melhor suas reivindicações/felicitações. Lembre-se que o colaborador precisa sair melhor do que chegou ao seu encontro e motivado a fazer algo para continuar evoluindo e não dormindo ou furioso.

10. Use palavras e termos compreensíveis ao receptor:
Nada de palavras bonitas ou simplórias. Fale a língua do receptor. Personalize a comunicação, buscando gerar sintonia, entendimento e mudanças após o trabalho concretizado. 

11. Prepare-se antes:
Nada de chegar em uma reunião e pedir um minuto para lembrar o porquê agendou aquele encontro. Eficiência, organização e produtividade transmitem credibilidade e senso de autoridade ao time. Ninguém quer receber feedbacks de quem está mais perdido ainda.

12. Demonstre os impactos da conduta (positivos ou negativos):
Ressalte os benefícios ou malefícios do ato realizado. Assim, avaliando as consequências e evidências o indivíduo fará uma análise mais profunda, tendo mais motivos para convergir ou contribuir.

13. Crie acordos:
Crie acordos poderosos. Ao encerrar uma reunião de feedback aproveite a oportunidade e estabeleça compromissos, visando melhorar/maximizar a performance e aumentar o aproveitamento dos momentos de reunião.

14. Promova planos de ação;
Após os acordos, ajude seu colaborador/liderado a chegar lá. Nada melhor que usar sua expertise e somar a dele. Assim, ele perceberá que suas intenções são positivas e benéficas e contribuirá para a realização do que foi pedido.

15. Ouça seu interlocutor:
Fechar os ouvidos pode ser um grande erro. Em muitos feedbacks são revelados pontos preciosos que poderão ser usados na condução/gerenciamento das pessoas e dos times de trabalho. Faça perguntas e ouça com atenção, evitando interromper.

16. Faça uma autoanalise do seu feedback.
Perceba quais são seus pontos de melhoria, pergunte-se, questione-se. Quanto mais evoluir, mais longe você irá, mais ouvido será e mais resultados irá colher. Pense nisso!

Acreditamos que após essas 16 dicas, você terá plenas condições de se afirmar como um profissional desenvolvedor! Sendo solicitado, procurado, requisitado e bem sucedido.

Feedback é uma ferramenta com poderes medicinais e transformacionais. Utilize-a regularmente, com sabedoria e ética.

Caso ainda tenha dúvidas no assunto, entre em contato com a gente ou deixe seu comentário abaixo. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças na vida das pessoas e das empresas. 

Grande abraço caro(a) leitor(a) e amigo(a). 
Raul Pimenta / CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial, atua também como consultor sistêmico de negócios.
Contatos: 
(35) 3413-7000 / (35) 99968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com