FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
OSM

O que é uma ficha técnica e qual é sua importância?

Artigo publicado em 20/11/19 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Uma ficha técnica é um fator muito importante para muitos produtos e também é uma possibilidade que se tem de que você consegue trabalhar e principalmente bons resultados com relação à avaliação dos seus clientes.

Mesmo assim nem sempre alguns empreendedores consegue pensar nesse tipo de possibilidade, tendo em vista que você precisa também de outros pontos que são ligados muito mais ao que é necessário e fundamental para qualquer trabalho. 

Por isso este artigo é voltado para que você possa pensar em uma ficha técnica e sua importância de uma maneira mais ampla, até porque é preciso pensar em cada detalhe e também é uma forma de o produto conversar com o cliente. 

Por outro lado é uma possibilidade que o cliente possui para conhecer alguns detalhes do produto, principalmente pelo fato de que você não tem o trabalho de sempre ter que dizer a mesma coisa repetidas vezes. 

A seguir, vou trazer algumas dicas para que você consiga trabalhar com fichas técnicas, sendo principalmente uma arma e a principal ferramenta para conseguir conquistar cada vez mais clientes. 


O que é uma ficha técnica 

Uma ficha técnica, como o próprio nome diz, e com também existem algumas referências, é a apresentação de algo, trazendo todos os detalhes que você pode ter acesso e pode compartilhar com o seu cliente. 

Esse fator faz com que o cliente tenha acesso à todas as informações precisas, que fazem a diferença e que também são principais no sentido de aproximar todas as possibilidades de produtos e matérias primas necessárias. 

Além disso é possível também ter acesso a quais as técnicas utilizadas o que também é muito importante para o que você se propõe e que pode enriquecer ainda mais o tipo de resultado com a informação precisa. 

Em outras palavras, é o contato que o cliente tem com o produto, conhecido como o mesmo foi feito e quais os materiais utilizados, bem como a produção foi pensada e ferramentas utilizadas para a entrega final do produto. 

Portanto, podemos dizer que a ficha técnica compreende uma identidade do produto, e que também compreende um tipo de acesso muito rico à todas as especificações que são importantes para um primeiro contato com o produto. 


Qual a importância para o produto

Como já foi dito, uma ficha técnica traz a identidade de um produto em especial, contendo todas as informações necessárias, e que são fundamentais para que o cliente não reconheça somente o produto, mas como ele foi trabalhado. 

Isso sempre gera uma segurança muito maior no que diz respeito à aquisição, tendo em vista que quanto mais informações, melhor o tipo de reconhecimento por parte do cliente, e isso pode tornar o seu produto mais aceitável e potente. 

Por isso é muito interessante você trabalhar com ficha técnica, as formas de como fazer e também as possibilidades que são apresentadas, para que você possa de fato atender À todos os benefícios. 

Outro fator interessante é que você não precisa explicar muitas vezes sobre o mesmo produto, como é feito e quais os materiais, sendo um tipo de informação acessada facilmente na ficha de cada produto. 

Ainda assim é um pouco difícil pensar e trabalhar com fichas técnicas caso você não tenha um tipo de facilidade de trabalho com essas informações, o que exige um cuidado muito maior com esse tipo de serviço. 


Como fazer uma boa ficha técnica

Como já foi dito, uma ficha técnica carrega todas as informações mais importantes de todas as práticas e também materiais que foram utilizados no processo de produção, o que dá toda a característica ao que é realmente apresentado.

Como as informações são importantes neste processo, deve ser então este o ponto a ser utilizado, principalmente por conta de que é a alma do trabalho e também a parte mais importante, que faz toda a diferença. 

Por isso um bom trabalho feito em fichas técnicas deve conter todos os materiais que foram utilizados, e quanto mais informações neste ponto melhor, e também como foi realizado o processo técnico até que o produto chegasse a ser apresentado. 

Essas informações devem ser muito bem distribuídas, principalmente a validade, a depender do produto e também do lote de fabricação, para que você tenha o controle total da qualidade do que é oferecido e vendido. 


Alguns cuidados que podem ser tomados

Uma ficha técnica precisa ser muito bem detalhada e também precisa de informações precisas, mas existe um limite para esse tipo de informação entregue mais clientes para i reconhecimento do produto de fato.

Quando mais sucintas as informações, maior é o aproveitamento do cliente e principalmente com relação ao reconhecimento do produto e reconhecimento deste para uma aproximação de sua apresentação. 

Se uma informação que não é importante para o produto for colocada na ficha técnica a tendência é que a finalidade é justamente a oposta, e o cliente pode acabar afastando do que é enfim acessado pelo cliente. 


De que forma posso ter um melhor aproveitamento

Um aproveitamento melhor de sua ficha técnica é quando você consegue oferecer informações mais seguras e resumidas, principalmente pelo fato de que o cliente deve ter esse acesso muito mais rápido.

O cliente não quer perder muito tempo para comprar ou para decidir, e ser assertivo em uma ficha técnica pode ser muito importante neste sentido e também é uma possibilidade de conseguir atrair outros interessados. 

Trabalhar com ficha técnica é muito importante e também é um tipo de trabalho que é necessário principalmente para que o cliente saiba do que se trata e possa decidir por comprar ou não. 

Quanto mais informações em um produto é mais fácil conseguir que o cliente se interesse e faça esse processo de escolha rapidamente. Do contrário é muito difícil entender a sua escolha como fundamental neste momento. 

Por isso, avalie esse tipo de possibilidade e saiba como criar boas fichas técnicas para que cumpram com suas finalidades e também consiga atrair muitos clientes em direção ao conhecimento mais aprofundado do produto.