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Marketing

Gestão de marketing

Artigo publicado em 21/10/20 por: Gustavo Junior
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Marketing, segundo Kotler, "é o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros".

Marketing vai muito além de fazer a publicidade de um produto ou ter um perfil comercial no Instagram. Seria muito fácil se fosse apenas isso, não é mesmo? No entanto essa área é mais profunda do que pensamos, e para se ter um bom controle é necessário ter uma boa gestão. 

Em razão disso se faz necessário a gestão de marketing na empresa quando a mesma quer ter sucesso. Mas é importante ressaltar que certas ações podem trazer alguns resultados, mas tais ações não se sustentam por muito tempo.

Para que o marketing traga resultados satisfatórios é preciso que as pesquisas, estratégias, planejamentos, processos e mensuração sejam bem organizados.

É aí que entra a gestão de marketing, que é por onde todas as atividades são coordenadas, podendo destinar recursos e pessoas, a fim de alcançar os resultados que se almeja.

Gestão de Marketing, o que é?

Podemos definir como gestão de marketing as atividades e ações destinadas a gerenciamento de processos, pessoas e estratégias, com o objetivo de alcançar metas, gerar valor para o mercado e realizar ações organizacionais.

Em seu livro “Administração de Marketing”, Philip Kotler nos fala que a gestão do marketing é a arte e a ciência de escolher mercados-alvo, satisfazer suas necessidades e construir uma relação lucrativa com eles, por meio de processos de análise, planejamento, implementação e controle.

Tais processos podem ser vistos em qualquer tipo de gestão, seja ela financeira, empresarial e até mesmo de pessoas, dentre outros. As ações são as mesmas, contudo, no assunto em questão a diferença é que são aplicadas no marketing que dentre de si engloba muitas atividades voltadas ao mercado.

Quando falamos em marketing logo pensamos em criações visuais, postagens nas redes sociais, mas dentro dessa área existe muito mais que isso. Há atividades como pesquisa de mercado, design de produto, estratégias de distribuição, diferenciação, assessoria de imprensa, etc.

Qual a utilidade da gestão de marketing?

O marketing é intrínseco nas organizações. Assim que uma empresa é constituída, a mesma percebe a importância de divulgar corretamente os seus produtos a seus clientes e saber fazer a precificação correta dos mesmos para que sejam atrativos ao mercado.

Perceber o quão importante é o marketing dentro das organizações já é um passo, mas apenas isso não traz os resultados que uma empresa precisa. Maioria das vezes as ações de marketing são feitas de forma separadas, sem organização ou planejamento. A empresa cria uma conta no instagram, posta algumas coisas sem a identidade visual da empresa e faz alguns cartões de visita e acha que isso é marketing.

Não que essas ações não sejam importantes, mas precisam ter uma organização, um planejamento, um estudo. Geralmente tais atos não têm objetivo e nem mesmo um público alvo. Por isso não geram resultado, e em alguns casos podem prejudicar a marca.

Desse modo o papel da gestão do marketing é a estruturação das atividades, realizando a sua função que é auxiliar para o alcance dos objetivos organizacionais no curto, médio e longo prazo.

Assim as ações ganham um propósito, cada atitude é baseada em estudos, orientadas por estratégias e organizadas em processos. Aplicando tudo isso de forma correta poderemos perceber que o bom marketing dá resultado.

Por meio dessa organização a empresa consegue se estruturar no mercado. A organização passa a ter o marketing como bússola onde as necessidades de seu público será analisada para poder guiar as suas próximas estratégias, tornando a organização mais competitiva.

Acompanhando as mudanças em seu público alvo e em seus concorrentes, o marketing poderá traçar estratégias para crescer e fortalecer a marca, criando diferenciação e conquistando a sua posição.

Em organizações cada vez mais competitivas a boa gestão do marketing faz a total diferença.


Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como consultor jr. e sou apaixonado por gestão de marketing. 
Espero que esse artigo tenha agregado na sua vida.

Grande abraço!


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