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Marketing

O que é marketing de permissão?

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Quantas vezes você já recebeu mensagens de promoções no whatsaap em momentos inoportunos?

Ou até mesmo quantas vezes você teve que assistir a uma propaganda enquanto estava no meio de um vídeo no Youtube?

Seja no youtube, no whatsapp ou em sites por meio de pop-ups, essas postagens aparecem sem o interesse e permissão das pessoas. Vamos começar a falar de marketing de permissão através desses exemplos.

Sendo bem autoexplicativo, o marketing de permissão é bem similar à ideia de marketing direcionado. Sendo assim a estratégia é formada pelo público que tem o interesse em receber o material, quando há o consentimento por parte do seu público.

O marketing de permissão, em sua essência, só se comunica com o consumidor se o mesmo autorizar esse contato.

Já parou para pensar que nem todo mundo tem interesse em seu produto ou marca? Isso é algo muito difícil de ouvir, não é mesmo? Você pode estar gastando muito com publicidade e atraindo poucas pessoas, isso porque você não está alcançando o seu público alvo.

Para dar andamento, vamos apresentar a pirâmide de Chet Holmes:


A pirâmide de Chet Holmes, nos mostra como se comporta o mercado, aqui ele faz a separação do público, onde:

● 30% não está interessado no seu produto. Aqui está um público que não sente a “dor” que o seu produto pode solucionar.

● 30% pensam que não estão interessados, no caso desse segundo público é necessário gerir (gerir ou gerar?) uma necessidade de compra.

● Outros 30% não estão pensando sobre isso, nesse caso podemos aplicar a mesma regra anterior, devemos buscar formas de atrair esse cliente.

● Depois temos os 7% que estão dispostos a ouvir, podemos perceber que esse público é fácil de se trabalhar.

● E por fim, temos os 3% que estão comprando agora.

Através desse ponto percebemos que a maior parte das pessoas não são interessadas no produto ou serviço ofertado, ou até mesmo não pensaram no que foi oferecido. Percebemos que apenas 10% das pessoas estão atentas à sua empresa. A partir desse ponto podemos traçar estratégias para atingir cada público diferente, excluindo apenas os 30% que é público que tem certeza que não está interessado, para esse cliente o investimento em publicidade é um desaproveitamento.

Criado por Seth Godin, o marketing de permissão se baseia na estratégia de aceitação do consumidor. Como eu havia mencionado no início, de forma mais direta, você só irá receber mensagens, e-mails, notificações e promoções se você permitir.

Após a aceitação de clientes em potencial a empresa tem a permissão de enviar comunicação para essas pessoas, tais como:

● Newsletters;

● Promoções;

● Novos produtos;

● Conteúdos (podcasts, lives, artigos, posts dentre outros).

Hoje em dia temos diversas formas de conseguir o contato de nossos clientes, desde google forms, páginas de conversão (landing pages) e até mesmo folhas de papel. Contudo o marketing de permissão nos traz três benefícios principais, sendo eles:

● Mais conversão;

● Mais privacidade do cliente;

● Menos investimentos.

Esses benefícios serão alcançados por que as pessoas que realmente estão interessadas em comprar de você serão atingidas. Não será mais necessário altos investimentos para a comunicação de alta escala. E as suas chances de conversão são maiores, o retorno será maior por conta do seu direcionamento ser mais direcionado. A sua comunicação não estará mais em lugares indesejados sem a autorização do seu cliente, como nos e-mails dentre outros, e isso ajuda na construção de imagem da sua empresa. E acima de tudo os seus consumidores entenderam que você os respeita.


Espero que esse artigo tenha sido de extrema valia para a criação do naming da sua empresa, que você possa colocar todas as dicas em prática quanto antes.

Agradecemos pelo seu tempo! 

Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como consultor jr. e sou apaixonado por marketing de conteúdo. 

Grande abraço. 


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