FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Empreendedorismo

Empreendedorismo no Brasil

Artigo publicado em 14/10/20 por: Karina Navarrete
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Ser empreendedor no Brasil nunca foi uma decisão fácil. Altas taxas de impostos, mão de obra desqualificada, logística instável, matéria-prima com alto custo, entre tantos pontos que dificultam e atrapalham o empreendedor brasileiro. No entanto, foi umas das estratégias mais aderidas pela população durante a pandemia, para solucionar a questão da falta de trabalho e renda, o que demonstra que empreender, apesar de não ser fácil, é sim uma boa decisão. 

Um empreendedor muitas vezes nasce de um sonho, um desejo de proporcionar um produto e/ou serviço que atenda a necessidade do consumidor, e geralmente está atrelado à qualidade, com o pensamento de poder fazer algo melhor do aquilo que se encontra no mercado, ou seja, um diferencial. Este diferencial pode ser um aprimoramento (melhoria do que já se tem) ou uma inovação (algo novo). 

Mas, em alguns momentos, o empreendedor pode surgir de uma necessidade de renda e trabalho, como aconteceu em vários locais do país, neste período de pandemia. Com a perda inesperada do trabalho e a impossibilidade de sair de casa, algumas pessoas tomaram a decisão de empreender para atender a atual necessidade da população. Alguns exemplos disso são as pessoas que começaram a produzir alimentos dentro de casa para distribuição, ou então, as pessoas que passaram a fabricar máscaras de proteção e até mesmo motoristas de delivery para transporte de mercadorias.

Seja qual for a forma de iniciar um negócio, alguns pontos são importantes para se ter atenção. A primeira atitude é o planejamento, que analisa o local adequado a ser desenvolvido o trabalho, as normas abrangentes do tipo de serviço, o investimento inicial, as pessoas envolvidas, a necessidade do consumidor, a realidade territorial, o tempo de produção e processo, os valores a serem entregues e as necessidades específicas de cada atividade. A melhor indicação é que se tenha um consultor capacitado, que irá orientar melhor esses passos iniciais. Este é um investimento inicial que, com certeza, terá um resultado positivo no seu negócio.

É importante nunca perder de vista o objetivo que se quer alcançar, o porquê de ser empreendedor, e os valores do seu negócio. Muitos obstáculos e dificuldades serão enfrentados, afinal, não se pode controlar tudo e momentos de baixa são tão importantes como os momentos de alta. Estar preparado para as adversidades, manter a calma e não se desviar do foco são passos para o sucesso. Ser empreendedor é mais que ganhar dinheiro, é transformar a vida das pessoas para melhor, e isso é sempre uma decisão.


Eu sou Karina Navarrete, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonada por gestão e por transformar a vida das pessoas.

Espero que esse artigo tenha agregado na sua vida.
Grande abraço!


Esse post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião e maiores sugestões sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:

Facebook: http://fb.com/RpmConsultoria  

Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria  

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial  


A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Contato: (35) 9.9914-7300 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com