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Gestão

A importância da qualidade dentro das empresas

Artigo publicado em 16/09/20 por: Ana Flávia Fonseca
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Qualidade é o valor percebido pelos clientes, que possuem requisitos e necessidades diferentes. Influenciados pelo que o seu cliente/público alvo procura e deseja, e interfere de forma decisiva na competividade e aumento da produtividade das empresas.

As empresas muitas vezes iniciam suas atividades através da capacidade empreendedora de seu fundador e força. Porém, muitas vezes o foco se volta para o produto/serviço no mercado de atuação, e a qualidade acaba ficando para depois.

Estamos vivendo em uma geração que possui acesso a muita informação, e com isso os clientes e o mercado estão cada vez mais exigentes. Fazer o uso da gestão da qualidade deixou de ser opcional e passou a ser um item obrigatório dentro das organizações. Com isso as empresas começaram a receber mais cobranças e a disputar espaços em mercados cada vez mais saturados.

Diante de todo esse novo cenário, manter uma gestão de qualidade dentro da empresa se tornou algo indispensável, pois os clientes estão cada vez mais em busca de qualidade de produto e serviço.

Por isso é imprescindível conhecermos o mercado em que estamos atuando, nossos clientes e nossos concorrentes; com isso é possível fazer uma análise de quem são nossos clientes e o que eles esperam do nosso serviço ou produto, e quem são nossos concorrentes e como eles estão inseridos no mercado, e assim montar estratégias que possam trazer diferenciais competitivos para a organização.

Mas por que devemos manter a qualidade na nossa empresa e no nosso trabalho?

Após entendermos o que é qualidade, é possível percebermos que a preocupação com a qualidade é a preocupação com o cliente. Porque ao prestarmos um serviço ou confeccionarmos um produto de qualidade, nosso principal objetivo é a satisfação dos nossos clientes pois assim eles comprarão mais e consequentemente gerarão mais lucros para a empresa. Essa satisfação só é alcançada se soubermos identificar os requisitos e necessidades deles, ou seja, se oferecemos algo com qualidade para o nosso público.

Não podemos esquecer que a qualidade final do produto ou serviço oferecido passa por todo um processo e todas as atividades da empresa até que chegue aos clientes. A qualidade permite redução de custos e de tempo, cumprimento de prazos, entre outros, que são requisitos gerais do mercado consumidor.

Quatro dicas para se obter um produto/serviço de qualidade

• Fornecer treinamento para os funcionários

• Ter um serviço ou produto padronizado

• Ter um setor especifico para controle da qualidade

• Monitorar o mercado, para estar sempre inovando

Esses quatros passos são muito importantes e se complementam, pois com o treinamento dos funcionários vai ser possível estabelecer um padrão de como realizar os procedimentos dentro da empresa da forma correta e sem erros frequentes, e no atendimento/serviços prestados, uma forma correta de abordagem e execução de atividades, atendendo ao que o cliente espera. Ter um controle específico para o controle da qualidade é importante para que desde o primeiro processo da confecção de um produto, até o envio para casa do cliente, ele se mantenha com qualidade, utilizando as matérias-primas mais indicadas, processos eficazes e até mesmo embalagens mais adequadas. E estar sempre inovando, para estar sempre atendendo às expectativas e desejos dos clientes e do público-alvo.

Portanto, manter a melhoria contínua da qualidade da empresa, seja do produto produzido ou do trabalho oferecido, é indispensável para o seu sucesso e para uma boa colocação e competitividade no mercado de trabalho perante o ponto de vista dos clientes e da concorrência. Não podemos esquecer que são eles o sustento da empresa.


A RPM consultoria é uma empresa que visa o crescimento de outras empresas com base na gestão e resultados. Conhecemos o valor de se tornar um bom empreendedor e acreditamos que a gestão pode mudar o mundo.


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