FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
OSM

O que é OSM?

Artigo publicado em 17/07/19 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Em um ambiente administrativo, acreditamos que você já tenha ouvido falar sobre a OSM, mas você realmente compreende o que estas três letras juntas significam? O quão profundo é?

A sigla OSM é definida substancialmente em: Organização, Sistema e Método, ou seja, tudo o que engloba uma organização está incorporado nestas três singelas letras, portanto vamos explanar mais sobre elas.

De acordo com Tadeu Cruz (2002), a OSM é uma forma de compreender organizações através do estudo individual das partes que a integram com o intuito de desenvolver táticas afim de conecta-las sistematicamente. Ou seja, a OSM é como um médico pediatra que tem que observar e compreender o seu pequenino paciente que ainda não possui modo inteligente de expor o que tem sentido.

A Organização são todos os conjuntos ou recursos que englobam a própria organização (empresa), que por sua vez busca atuar na direção de alcançar seus objetivos (que devem estar claros e bem definidos). Fazendo ainda uma alusão ao pediatra é como se a criança fosse a organização.

O Sistema é composto pelas pequenas partes que integram a organização, são as fatias que formam todo o contexto do ambiente organizacional, como os sistemas do corpo humano: respiratório, digestivo, cardiovascular, nervoso, sensorial, etc.

E o Método é compreendido como o caminho que se utiliza para atingir o objetivo. Ou seja, qual a forma que se escolhe para realizar as atividades. Relacionando a empresa ao corpo humano podemos exemplificar que a tração que impulsiona o corpo a se manter vivo e os meios utilizados são bem semelhantes. Veja bem o sistema cardiovascular, que impulsiona sangue para todo o corpo levando oxigênio e nutrientes para as partes que o compõem, o sistema respiratório elimina o gás carbônico e absorve o oxigênio, e assim sucessivamente.

Desta forma podemos compreender que qualquer organização, independente do seu modelo e tamanho possui OSM.
Se a OSM é a sua organização, os seus sistemas observados de maneiras individuais e o meio que se utiliza para alcançar o alvo, como então definir sua desenvoltura frente a organização?

Gosto muito da alusão ao corpo humano, por isso vamos utilizá-la mais um pouquinho para consolidar este conceito.
Acredito estar claro que a OSM é um conjunto, assim ela não é capaz de sobreviver com apenas uma ou duas de suas partes, ele pode dar alguns passos, mas serão curtos e haverá em breve uma queda.

Perante uma empresa, a OSM deve observar como ela está composta, o que integra, qual a sua função, como ela ativa o seu objetivo. A organização é o paciente, ele é um todo que possui sistemas que o fazem funcionar e tem um objetivo, geralmente o mais básico deles é desfrutar da vida o maior tempo e da melhor forma. O sistema são seus próprios sistemas já exemplificados anteriormente neste texto, e o método seria como ele está cuidando do seu corpo, afim de que ele trabalhe bem e lhe permita viver mais. 

Concluindo, o profissional que atua na OSM seria o médico, que necessita ver seu paciente de forma geral, observar, analisar seus sistemas e agir para que os meios que o fazem estar engrenados funcionem. Assim, dentro da organização a OSM irá interagir instantaneamente de forma a tratá-la globalmente e individualmente, ligando um sistema ao outro, fazendo com que a máquina trabalhe a todo vapor.

Agradecemos pelo seu tempo! 

Eu sou Marília Maiara Alves de Paula, atuo como Consultora Júnior, e possuo uma enorme paixão por RH, gestão de pessoas e liderança.

Um forte abraço.

Contatos: (35) 3413-7000 / (35) 9.9968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com