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A IMPORTÂNCIA DO ORGANOGRAMA NAS ORGANIZAÇÕES

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A IMPORTÂNCIA DO ORGANOGRAMA NAS ORGANIZAÇÕES

Durante o período de graduação sempre ouvimos falar das empresas como

organizações, e isso se deve ao fato de que se a empresa quer chegar a algum lugar ela deve

ser organizada, a organização precisa ser uma organização.

Sem os devidos cuidados a empresa corre o risco de crescer com sérios problemas,

assemelhando-se àquele jovem ou àquela criança que cresce sem os devidos cuidados com a

saúde, e na idade da juventude começa a sofrer as dores de quem não se educou para crescer

de maneira saudável.

Sempre que imagino uma empresa com problemas de organização começo a pensar

em um trágico fim para ela, e isso não é porque sou mau ou irrealista; isso é porque sabemos o

quão má uma ação dessas pode causar a uma empresa. Crescer de maneira desorganizada

gera o caos e o caos apenas gera a si mesmo e nada que se possa aproveitar. Tendo em mente

esse conceito, hoje discutiremos uma ferramenta para ajudar a empresa a se tornar uma

organização, e essa ferramenta é o Organograma.

Você pode inicialmente ficar confuso com esse nome, porém o conceito é tão simples

quanto necessário. As organizações sempre tiveram a preocupação de manter a comunicação

interna eficiente, e sabemos da importância dessa comunicação com clareza no resultado final

das operações. Para fazermos com que a comunicação ocorra com eficiência foi criado o

organograma, instrumento que coloca todas as funções da empresa de uma forma hierárquica,

balizando assim a comunicação para que ela chegue aos diferentes níveis da organização de

forma certa e confiável.

Inicialmente, para criarmos um organograma precisamos entender quais são as

funções que estão envolvidas na organização, desde o presidente até o operacional, também

conhecido como chão de fábrica. Após esse pente fino, as atividades são separadas por setores

responsáveis, cada setor tem em sua responsabilidade outros setores para que assim a

informação sempre seja passada de grau em grau.

Dentro desses setores existem as funções e elas são classificadas em vários tipos,

técnicos, gestores, diretores etc.

Ao dividirmos os setores da empresa e os organizarmos de forma hierárquica temos

maior visão do todo e podemos entender quais são os reais componentes da empresa. Esses

componentes também saberão quem são seus superiores e esse conhecimento poderá facilitar

a comunicação interna.

Um bom organograma pode evitar:

 Falhas na comunicação.

 Indisciplina contra superiores.

 Desconhecimento de sua função (Sim, isso acontece).

Ao iniciar um organograma você poderá se deparar com a difícil atividade de encontrar

quais os responsáveis por cada setor de sua empresa, porém esse será um trabalho benéfico

de se fazer pois, uma vez feito, você estará ciente de quem são as atribuições para cada setor.

Não desperdice sua empresa na organização, inicie um planejamento e inclua o organograma

nele para que sua equipe seja distinguida em meio à rotina de trabalho.

Após montar o organograma é aconselhável que você faça uma reunião entre a equipe

e apresente a nova ferramenta; ela será uma novidade, porém deve ser explicada de maneira

a sanar todas as dúvidas e de forma que possa ser um auxílio de comunicação. No início pode

ser difícil para alguns colaboradores no que se refere ao aspecto visual do organograma, uma

vez que os que ficam em graus inferiores podem se sentir menosprezados por aqueles que

ocupam cargos superiores. Cabe a você distinguir que os cargos têm função hierárquica e que

todos poderão ser ouvidos e todos terão a oportunidade de galgar patamares maiores

segundo o seu próprio desempenho. Manter uma organização justa e honrosa te dará

satisfação e encherá de esperança os colaboradores que se esforçam para crescer

profissionalmente.

Após entender e explicar a importância do organograma, você poderá finalmente

começar a trabalhar com essa ferramenta que exerce uma função cada vez mais importante

nas organizações.

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que a gestão pode mudar o mundo.

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