FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Motivação

Vazio

Artigo publicado em 19/04/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Todos nós passamos por fases difíceis na vida. Alguns mais, outros menos. Mas todos, irreparavelmente, vamos sofrer. Isso é inevitável. 

Em meio às dificuldades e tristezas por vezes nos sentimos vazios, fracos, incapacitados e sem reação alguma. Já sentiu-se assim? O pior que poderia acontecer nestes momentos, seria buscar saída nas coisas mais vazias da vida. E é o que costumeiramente e inconscientemente fazemos. 

Buscamos preencher o vazio de uma insatisfação profissional, ou um fracasso empresarial no uso excessivo de bebidas alcoólicas. 
Tentamos esquecer problemas difíceis tomando remédios pesados que nos aliviam por uma noite as dores internas que deveríamos lutar para ressignificar e curar. Perdemos uma grande oportunidade de sermos mais resilientes e entender que tudo na vida tem um porquê. 
Nos envolvemos com amizades e pessoas perdidas e desorientadas para suprir nossa necessidade de carinho, aprovação e atenção. 
Encontramos refúgios nas drogas, nas noites, nas festas, para problemas de insegurança, perdão, ausência de amor próprio e estima. 
Suprimos relacionamentos que não deram certo, com novos relacionamentos que não darão certo também. 
Temos muito que aprender e entender. O grande ponto é encontrar o equilíbrio entre a pressa e a lentidão. O que quero dizer com isso? 
Quero dizer que após fases problemáticas o melhor a fazer é entender/compreender o que nos levou a tal ponto. A partir do momento que conseguimos visualizar o motivo da dor, ou do vazio sem explicação, precisamos fazer algo diferente e revolucionário. Ou seja, cuidar de nós de modo que ninguém é capaz de cuidar. Só a gente mesmo! 
O sofrimento tem uma utilidade: ensinar. Após o aprendizado ele torna-se inútil. E persistindo-o insistentemente, nos levaremos para vazios mais profundos, escombros, porões, dores maiores e sem nenhum sentido. Por isso chamamos de vazio. Teimosia de uma mente programada para o pior. 
“Não preencha seu vazio com algo mais vazio.” Como dizia o célebre provérbio português: “O bom marinheiro se conhece na tempestade.” Que você seja luz em sua própria escuridão, quinhão de esperança e coragem no mar de medo que habita e agita seu coração, e transborde o que ora estava vazio. Enchendo e entupindo-se de significado, propósito e senso de legado. Entendendo que cada sofrimento é o princípio de um novo tempo, melhor, maior e cheio de novas possibilidades. Quando deparar-se com o nada, entenda, você pode tudo. Pare de delegar aos outros e as situações que preenchem seu vazio, faça isso por você.