FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Motivação

Sua empresa não é você

Artigo publicado em 18/04/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Muitos empresários/empreendedores, confundem ou possuem grandes dificuldades em definir quais são as divisórias/setores/áreas de suas próprias vidas. Cometem tantos erros, fazem tanta besteira, e o pior, impactam negativamente as vidas das pessoas que mais o amam.

Não compreendem sua totalidade: vida pessoal x vida empresarial. E acabam não vivendo-a por inteiro. Assim, ficam depressivos, ansiosos, acreditando que conquistas irão preencher os buracos abertos e deixados pela displicência ou ausência de cuidado.

Quando digo isso, não me refiro apenas a situações emocionais, muito menos a capacidade de separar sentimentos dentro e fora ambiente de trabalho. Mas, na capacidade de enxergar/entender os dois mundos de maneiras diferentes e complementares. Por exemplo: horário de folga x horário de trabalho, sucesso pessoal x sucesso profissional, metas de rendimento x metas de saúde, colaboradores x amigos, etc.

Uma dificuldade vista frequentemente é a de definir qual o horário ONLINE e o horário OFFLINE. Sendo assim, tornam-se Workaholics, estressados, viciados em trabalho, iludidos por resultados, e acabam esquecendo pontos importantes da vida.

Acreditar que você é muito mais do que empresário, é gente, tem família, amigos, amores, hobbys e metas em outras áreas de sua vida. 

Compreender igualmente, que colaboradores não devem ser amigos, precisam desempenhar seus papéis e realizar as entregas que lhe foram propostas e confiadas.

Muitos empresários evitam corrigir condutas equivocadas pelo receio de serem indelicados. Isso não é adequado! Assim, todo o sistema é bagunçado, pois, uma peça importante da engrenagem decidiu não exercer o seu papel.

Dentro da empresa, a postura deve ser condizente com a responsabilidade profissional, não com os laços pessoais. Fora do ambiente empresarial, a recíproca também é verdadeira. Evite levar assuntos empresariais para dentro de casa, para as conversas entre amigos. Cada coisa tem a sua hora!

Evite sair com muita frequência, festejar com colaboradores. Assim, você destina tempo adequado para cada papel, para cada área e vive de modo mais equilibrado.

Se o teu negócio vai bem, pode ser que sua vida pessoal vá mal. E o pior, um sucesso profissional não pode anular um fracasso pessoal. São áreas independentes, mas que fazem parte do mesmo indivíduo. Ou seja, ignorar um problema pessoal e focar no âmbito empresarial, só irá agravar a situação, deixando-a insustentável em algum momento.

Olhando dessa forma, torna-se fundamental analisar os dois mundos, modificar a conduta, canalizar energias proporcionalmente, e fazer ajustes de rota sempre que necessários.

Somos seres integrais, sistemas complexos, somos a soma das partes, o todo, e precisamos viver a plenitude de nós. Pensando nisso, aproveito e convido-o a pensar:

- Como tem cuidado da sua saúde? Como está sua disposição?

- O que tem feito para desenvolver seu intelecto? Para adquirir novos conhecimentos?

- Qual é o seu propósito de vida? Tem vivido uma vida condizente a ele?

- Quanto do seu tempo é direcionado a projetos e contribuições sociais?

- Qual sua proximidade com seus amigos e familiares neste momento?

- Como anda sua vida amorosa e social?

- Tem feito ações que lhe trazem prazer? Tem destinado tempo para seus hobbys?

- Como está sua espiritualidade? Com que frequência tem rezado?

Com essas perguntas, conseguirá avaliar sua vida plenamente e verá em qual área precisa melhorar. Talvez, e só talvez, tem dado atenção excessiva à vida pessoal, aos prazeres, ao conforto, e acabou deixando de lado o aspecto profissional. Ou vice-versa. 

Sua empresa não é você, e é incapaz de satisfazer suas necessidades como ser humano. Ela poderá trazer glórias profissionais, confiança e autoestima. Mas, jamais trará a sensação de ter uma família harmoniosa, o calor de um amigo(a), e a saúde de volta.

Pense nisso, saiba dosar, dividir seu dia para gozar das inúmeras possibilidades e viva uma vida mais rica.