FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Motivação

Quem trabalha para você?

Artigo publicado em 19/04/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

“Enquanto você trabalha para os outros, quem trabalha para você? ” Raul Pimenta
Esta é uma pergunta que faço e refaço todos os dias em nossos clientes de consultoria/assessoria empresarial. Confesso que acabo sendo repetitivo em alguns momentos, mas este questionamento é para mim o centro, o cerne, o princípio da visão administrativa de um negócio. E por ser esse o motivo não perco a oportunidade!

O foco nos negócios, no mercado, na produção de bens e serviços, no atendimento, na entrega (logística), está sempre voltado ao CLIENTE. Tudo que é feito dentro de uma empresa, visa atender necessidades dos clientes externos. Essa postura está certa? Depende! A adoção desta estratégia pode tornar-se algo extremamente perigoso e poderá estar custando caro a você. 
Vamos entender melhor tudo isso ...

Quando coloco o cliente como prioridade máxima, coloco simultaneamente o negócio (empresa) em segundo plano. Mas Raul, negócios não existem sem clientes, não é verdade? Sim, perfeitamente. 
Agora convido-lhe a pensar, sem rentabilidade e lucratividade, sem gestão de pessoas, programas de incentivos e recompensas, sem controles financeiros, de produção e de desempenho, sem a definição de um propósito organizacional, sem a elaboração de um planejamento estratégico ou o desenvolvimento de um modelo de negócios CANVAS, sem uma definição clara e concisa e um acompanhamento adequado das tarefas realizadas, sem um plano de marketing que gera vendas passivas e ativas e ativa o desejo de compra no cliente, sem treinamento e desenvolvimento constante da equipe de trabalho, existe empresa? Também NÃO!

Portanto, não basta mais atender às necessidades apenas do cliente. As empresas possuem suas necessidades de lucro, de sustentabilidade, de prosperidade, e esses objetivos são alcançados por meio de uma administração profissional e responsiva, voltada e atenta aos objetivos das empresas. De nada vale ter bons cliente e deixar de existir! Seus concorrentes serão beneficiados por sua incapacidade de gerência.
Aonde quero chegar com isso? A mensagem que gostaria de passar a você do outro lado da tela e que por algum motivo decidiu ler este texto, é a seguinte:

1. Esteja à frente do seu negócio e comece a trabalhar por ele.
Determine momentos do seu dia ou da, sua semana, e faça ações voltadas ao desenvolvimento e/ou melhoria do negócio, tendo disciplina para chegar até o fim. Iniciativas são importantes, acabativas são fundamentais. Entre o importante e o fundamental, opte sempre pelo que é fundamental. Ações Importantes são produtos das escolhas, ações fundamentais são vitais para a existência do negócio.

2. Desenvolva metas de curto, médio e longo prazos para seu negócio.
Vemos nas empresas metas de vendas, mas não vemos metas de aprendizado, de aquisição de conhecimento, de desenvolvimento organizacional, de planejamento orçamentário, de melhoria nos processos seletivos, de aumento de patrimônio, de inovação dos produtos e serviços. Sendo assim, desperte e amplie a visão. Uma empresa não se resume a vendas e clientes. Sem eles nada existe e sem gestão também não. Pense: o que preciso fazer para ser líder do mercado em 01, 03 ou 05 anos? Acredito verdadeiramente que essa reflexão poderá render bons frutos.

3. Invista em Administração.
Encontre o equilíbrio e tenha uma empresa bem gerida, com indicadores que demonstram a situação real, equipes focadas na sustentabilidade e no mantimento do negócio, pensando, criando e desenvolvendo estratégias e alternativas que gerem bons resultados. Aumente sua equipe administrativa, desenvolva processos para todas as áreas de administração (marketing/vendas, finanças, RH, OSM, produção e qualidade, administração geral e suprimentos/compras), e monitore sistematicamente e garanta resultados positivos. Ao invés de adotar a postura convencional, tenha uma postura proativa, assumindo o controle e a responsabilidade.