FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Motivação

Planejamento, o que você precisa saber.

Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Você já ouviu falar da seguinte frase: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Pronunciada em uma animação infantil (Alice no país das maravilhas), um grande clássico da cultura popular criado pelo autor Lewis Carroll, mostra a grande importância de se saber para onde está indo, qual o seu objetivo, qual é o seu planejamento. De certa forma ninguém quer passar a vida toda sem saber para onde está indo, muito menos não ter reconhecimento pelas suas ações. Contudo, uma vez que você direciona todas as suas energias para um objetivo os resultados serão diferentes.

De fato isso é algo que você deseja que aconteça com você, não é mesmo? Portanto, se você quer alcançar novos lugares, conquistar novas posições, expandir os seus horizontes, ter mais qualidade em sua vida pessoal e profissional, você precisa ter um bom plano. Isso está intrínseco no que você deseja para a sua vida, e mais do que tudo, tem a ver com os seus sonhos e com o que você deseja conquistar. E aí, você já parou para pensar por onde começar?

Bom, se você está lendo este artigo e ainda não tem a mínima noção do que precisa fazer para realizar as suas metas e sonhos, está na hora de aprender como criar um plano de ação conciso e coerente para transformar a sua realidade para melhor. Então a primeira coisa que eu tenho para compartilhar com você é: Confie no seu potencial!

Primeiro, o que é um planejamento pessoal?

Planejamento pessoal é a forma pela qual organizamos nossas metas e objetivos, direcionando nossas ações tendo como meta alcançar alguma realização. Para que as ações tenham resultados mais satisfatórios, devem ser definidas estratégias, os prazos, recursos voltados para a realização de cada alvo específico. Todos esses pontos são importantes para lhe ajudar a manter o foco e para evitar desvios no meio do caminho.

Exemplo: você tem o objetivo de comprar a sua casa própria em seis meses, por meio de financiamento bancário de (X) reais, pagando em (Y) anos, com uma parcela razoável de (X) valor, com o objetivo de se mudar para essa casa no dia 31 de Dezembro do ano corrente; com todas essas especificações isso é um tipo de planejamento pessoal. Como podemos observar cada aspecto está bem especificado, o que torna cada passo dado mais assertivo, pois todos têm um direcionamento prévio que auxilia na melhor tomada de decisão.

Quando apenas deixamos as coisas acontecerem, sem planejamento, correndo os riscos e tomando decisões ruins e sem controle, isso pode nos prejudicar.

Portanto, se você deseja fazer uma viagem que requer uma considerável quantia ou organizar a sua festa de casamento, formatura da faculdade, mudar de emprego ou até mesmo emagrecer alguns quilos, você deve seguir a mesma linha. Sendo assim tem que ser assertivo ao definir os seus objetivos e as estratégias que usará para alcançá-los.

Com o seguir o planejamento definido

Sabemos que o mais difícil em um planejamento não é montá-lo mas sim segui-lo, por isso estamos trazendo aqui algumas dicas para lhe auxiliar na hora se seguir o seu planejamento:

01 - Faça uma lista com os seus principais objetivos.

Para alcançar os seus objetivos é necessário ter uma direção, que é através desse ponto que podemos traçar metas. Sendo assim, monte uma lista, podendo ser em papel ou em planilha, dos seus 5 principais objetivos e qual será o caminho que você irá traçar para alcançá-los.

02 - Compartilhe as suas metas com os seus familiares ou amigos.

Se você montou a sua lista é hora de você mostrar para pessoas que vão poder ajudar tanto através da cobrança quanto através de palavras de motivação. É bom ter pessoas ao nosso lado com o intuito de nos auxiliar na busca do sucesso, portanto, certifique-se que as pessoas que você confia querem ver o seu bem e se querem crescer junto com você.

03 - Cuide do seu foco.

Agora que os seus objetivos já estão definidos e você tem com quem contar, como manter o foco? Bom isso não é tão simples, você deve focar em suas prioridades, evitar a procrastinação e deixar de lado a preguiça; esses são os grandes vilões do seu planejamento, você precisa vencê-los para alcançar os seus objetivos.

04 - Prioridades.

Priorize o que é importante. É sempre bom lembrar por que você está fazendo tudo isso; uma dica é deixar uma foto do seu objetivo em seu guarda-roupa, assim todas as vezes que for se trocar você verá por que você está fazendo tudo o que está fazendo.

05 - Procrastinação.

Um dos piores inimigos do ser humano é a procrastinação, é aquele famoso empurrar com a barriga, deixar para depois e através disso você vai deixando até não tem tempo mas, evite esse grande inimigo do planejamento, uma dica é você ter uma rotina de atividades, e através disso você poderá realizar ações mesmo não querendo fazer, logo o seu cérebro irá fazer a ação e para ele não será mais um esforço. (melhorar este parágrafo)

06 - Preguiça.

Sendo considerado um dos sete pecados capitais, a preguiça nos desestimula de realizarmos qualquer ação, por isso evite ter preguiça para qualquer coisa, pois ela é como um pequeno vírus que vai lhe pegando devagar e logo você já não quer fazer mais nada, uma dica: pratique exercícios físicos, evite alimentos industrializados e busque ter uma alimentação saudável, isso tudo vai ajudá-lo a vencer!

Obrigado por terem ficado até o final, se tiverem alguma dúvida podem entrar em contato através dos nossos canais de comunicação.