FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Motivação

O tempo está correndo?

Artigo publicado em 02/05/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Sensação encontrada em quase todos seres humanos do planeta, é a de que o tempo está passando mais rápido a cada ciclo de vida. Com isso, nos perguntamos se isso está fisicamente acontecendo. E, na realidade, não há pesquisas que confirmem esse evento.

Por mais que algumas pessoas decretem, sintam e digam que a cada dia que passa suas tarefas e responsabilidades ficam inacabadas, acumuladas, pendentes, e mesmo que trabalhem cada vez mais, nada pode provar a redução das horas disponíveis em um dia.

E por mais que o tempo estivesse passando mais rápido, o milésimo de segundo amenos contado no relógio, não seria percebido nem pelo melhor observador e não poderia impactar agressivamente nossa capacidade de realização diária, de felicidade, de plenitude.

Dois fatores estão distorcendo a percepção que temos sobre o tempo: O excesso de atividades e a incapacidade de viver no espaço de tempo.


Excesso de atividades: Estamos exageradamente conectados, preocupados, ansiosos, viciados em compromissos, no movimento constante, ansiando por algo, esperando, fazendo, buscando, bombardeando nossa mente de pensamentos, sem descanso, sem repouso, sem trégua, sem meditação.Assim, passamos dias, noites, semanas, meses e anos, ligados, produzindo,preenchendo todo tempo que temos com volumes infinitos de demandas que nós criamos, ou que são impostas a nós. E de repente: o tempo passou! Rápido.Voando. E nós nem o vimos passar.

Incapacidade de viver no espaço de tempo: Quando não estamos afundados em meio a ações e auto cobranças,vivemos demasiadamente no passado, no futuro, e perdemos a percepção do agora,a capacidade de explorar o dia, a hora, a ocasião, a verdade, o presente. Imersos naquilo que devia ou no que deve acontecer, jogamos fora a oportunidade de sentir e contemplar a vida, aproveitando cada segundo, cada ato, cada fração da realidade, das amizades, da família, do trabalho, do amor que vivi em mim, e não que foi vivido, ou que ainda hei de viver.

O tempo não está passando mais rápido e muito menos devagar. O tempo está passando como sempre PASSOU. E isso não podemos mudar! Podemos alterar a forma que nós usufruímos os momentos que estão ao nosso alcance e prazer. Só isso.

Sabendo dosar a intensidade que coloco em todas as áreas da minha vida, como:relacionamentos, saúde e disposição, contribuição social, hobbys e espiritualidade. E, desfrutar do segundo de vida que não é passado e nem futuro.

Assim, nossa concepção irá mudando pouco a pouco.

Ao perguntar a alguém equilibrado se o tempo está passando mais rápido, ele certamente vai responder: O que está mais rápido é sua vontade de vê-lo passando, ou de não vê-lo. E assim, verá, que na realidade o que está correndo é seu ímpeto de ser alguém que não é, no instante que não existe, por motivos desconhecidos e infundados.