FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Motivação

O Riacho

Artigo publicado em 03/05/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Certa vez um jovem precisava atravessar um pequeno riacho, próximo à aldeia em que vivia. Ao se aproximar do riacho, não pensou duas vezes e foi logo se atirando água adentro. Nadou, nadou, e logo chegou do outro lado da margem, pronto para seguir viagem.
Aquele jovem não havia desfrutado as maravilhas que o rodeava, tanto dentro,quanto fora da água. Entrou e saiu do mesmo jeito.

Passados alguns dias, outro jovem seguia viagem, e se deparou também como mesmo riacho.
Este, tirou sua roupa antes de adentrar ao riacho, pois desejava se despir do que era, e dar lugar a uma nova e mais pura versão de si mesmo. Quando entrou,desejou a água, o vento, as flores, os pássaros. Desfrutou de cada benção que avida lhe dava gratuitamente, e sentiu plena gratidão em seu coração.

Nadou riacho acima, riacho abaixo, testou formas diferentes de nadar, mergulhou fundo, nadou na superfície, se esbaldou com sabedoria, pois sabia que aquele momento jamais iria voltar, e que só há uma chance de estar presente onde estamos.

Ao final de seu mergulho, saiu totalmente modificado, pois se entregou inteiramente à experiência que a vida havia lhe proporcionado.

O riacho é a vida de cada um, e o jovem, somos nós.

Como estamos aproveitando a nossa vida? Estamos apenas passando por
ela? Sem transformação? Sem valorizá-la? Sem contemplação? Qual jovem estamos sendo?

- O primeiro, que apenas passa pela vida, sem se arriscar, desfrutar, sem se esforçar e permitir o aprendizado e o aproveitamento de tudo que é belo? com pressa,sem mudanças, sentindo medo, desdenhando das possibilidades da travessia, tomando decisões automáticas, e sem olhar as maravilhas que estão ao nosso redor?

- Ou o segundo, que ao perceber a fugacidade da vida, o encanto que cada momento é capaz de conceder, explora as riquezas e belezas, grato de que a vida é um dom maravilhoso que precisa ser valorizado? Que enxerga que Deus está nas pequenas coisas, na água que corre, no ar que respira, nas árvores, nos pássaros, no fundo dos riachos, e dentro de nós.

Que assim como o segundo jovem, você possa olhar para o seu riacho (sua vida),e desfrutar de tudo que há nela. Desfrutar a oportunidade do trabalho, do aprendizado nos livros, nas pessoas, e em tudo que nos cerca. Desfrutar das amizades, das dificuldades que te edificam, dos desafios que te moldam.Desfrutar da graça que é cada indivíduo, com suas diferenças e contribuições.

Fazendo de seu riacho (sua vida), uma experiência ímpar, mutante, e poderosa.

Que você saiba aproveitar cada segundo com sabedoria.