FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Motivação

Na ânsia de acertar, pecamos ansiosamente

Artigo publicado em 12/04/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Tá certo que somos seres duais. Com características positivas, nobres, e com algumas características que não são tão nobres assim. De fato somos bons e ruins em algo. Agora, tenho observado a ânsia que algumas pessoas possuem em enxergar pontos negativos nos outros e no que os outros estão fazendo.  Parece que se espera a tragédia alheia para atear mais fogo, no que já explodiu.

Podemos treinar, exercitar em nós a habilidade de ver a intenção positiva que cada ser humano possui. Mesmo sendo imperfeitos, errados em muitos momentos,sabemos que assim como nós, as pessoas carregam objetivos dignos de respeito. Buscam sim fazer o certo.
Ao pensarmos que as pessoas são muito maiores que os erros que elas cometem,absolvemos o impacto, auxiliamo-las nas melhorias, motivamo-las e exercemos umpapel mais nobre e humano. Papel humano, porque assim como disse e todos nós jásabemos, nós também erramos. E muito!
No mundo empresarial, existe uma ferramenta muito conhecida e utilizada,cujo  nome é feedback, que quer dizer: realimentação,retorno, resposta a um comportamento ou atitude alheia.
A intenção do feedback é sempre positiva, e está embasada na finalidade de corrigir falhas, e aumentar/melhorar o desempenho de um indivíduo.
Para fazer/dar um feedback, nós da RPM CONSULTORIA EMPRESARIAL seguimos osimples, porém eficaz, FEEDBACK PNP (Positivo, negativo, positivo). Ou seja, aoconversarmos com um colaborador ou indivíduo, buscamos levantar primeiramente oque ele faz de bom, as suas potencialidades, pontos positivos, habilidades,seus dons.  Assim, geramos confiança epreparamos o terreno para o plantio das ideias.
Em segunda instância, e de posse dos pontos de melhoria, passamos ao indivíduo,o que precisa e pode ser melhorado. Atenção! Não exija e/ou proponha o que nãoé possível ser feito, ou corrigido por aquele que está recebendo o feedback. Asua aplicação precisa ser realizável, e atingível. Neste momento,intensificamos, e combinamos quando será a colheita.
E por fim, projetamos o indivíduo para a realização das ações de melhoria,elaborando um plano de ação para que o objetivo recém traçado seja colocado em prática, e alcançado com louvor.  Este é o momento de regar a plantação e fazer a colheita de bons resultados.
Deste modo não generalizamos, e muito menos, julgamos em excesso, deixando o campo das emoções nos dominar e fazer o que quiser de nós. Corrigimos a ação que estava precisando ser corrigida. E valorizamos o ser humano na sua integridade,amplitude e totalidade.
Despeço de vocês com uma frase do padre Zézinho:
“ Um erro na vida, não pode se tornar em uma vida de erros.”
Sendo assim, tenhamos sempre a bondade, a ética e a honestidade a nossa frente.Sabendo que somos canais de transformação positiva, orientação, motivação e superação de obstáculos. Não queira ser quem avalia, crítica, julga. Busque ser quem ensina, corrige, e acompanha.
Nós podemos ser assim. Somos duais, lembra?