FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Motivação

Mudanças

Artigo publicado em 13/04/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Quantos de nós queremos ser melhores, e por vezes não conseguimos?

Batemos na trave, fazemos diferente por um tempo e voltamos a agir como antigamente, mudanças breves, momentâneas, sem resultados aparentes e convincentes pra nós e para os outros. 
Deitamos dispostos, e acordamos exatamente do mesmo jeito. Dizemos para nós: amanhã vai ser diferente, terei novos hábitos, viverei de modo consciente, serei vigilante, e nada acontece. Somos robôs programados por nossos hábitos, e vivemos reféns deles.

Acredito que todos nós enfrentamos esse problema. Com base nisso, comecei a estudar, me interessar, e buscar informações para sustentar por mais tempo as mudanças que aconteciam em minha vida, com o intuito de ajudar também as pessoas que trabalham e convivem comigo.

Com tudo isso, cheguei a uma conclusão de fácil compreensão, mas de aplicação desafiadora e determinante: “A percepção é a porta da mudança.” Poxa, que sacada! Como não havia pensado nisso antes?
Só há transformação a partir do instante em que percebo o que preciso transformar em mim. Querer ter uma vida diferente, sem a percepção do que precisa mudar e do que quero me tornar, é ceder aos pensamentos vagos, viver uma vida de enganos e autoilusão.

Quando percebo o que me puxa para baixo, enxergo o que me puxa para cima! 
Melhor dizendo, assim que encontro o que me puxa para trás, o que me prende, ou seja, a raiz dos meus problemas, começo a agir, me sinto incomodado, e assim, vou encontrando respostas internas, visões interiores, e remodelando a forma como sou e me vejo.

Para que você tenha mais claro o que precisa perceber para promover metamorfoses pessoais e profissionais, deixo aqui, algumas perguntas para provocação e reflexão:

- Quais são os maus hábitos que me impedem de alcançar o que desejo?
- Quais são os novos hábitos que preciso adquirir para ser uma pessoa melhor?
- Enquanto estiver no caminho da mudança, o que farei para não fugir do foco?
- O que acontecerá comigo, que me dará a certeza de ter alcançado o objetivo de mudança?
- Quanto tempo será necessário para que esse ciclo seja comtemplado?

Não nascemos prontos, somos diamantes brutos lapidados pelas nossas escolhas, e pelos hábitos que nascem de nossas escolhas. Portanto, é imprescindível escolher bem, seguir com determinação nossas decisões, e espiar atentamente nossos hábitos. Hábitos bons se tornam virtudes, hábitos ruins se tornam vícios e falhas de personalidade.

Um pensamento é certo: quem está totalmente satisfeito, está morto! Quem acredita que não precisa mudar, vive uma vida morna, sem movimentos, sem conquistas, sem novidades, um teatro enquanto vida.

Se você deseja mudar o mundo, mude a si mesmo, e estará modificando o seu próprio mundo. Tudo acontece dentro de nós primeiro, para depois acontecer fora. Portanto, se exercito o autoconhecimento altero minha percepção, e ajo de um jeito diferente, é natural que tudo irá se alterar. Assim paro com o péssimo hábito de jogar a culpa nos outros, e de dizer que as pessoas não mudam.

Seja você o espelho, seja você o modelo, altere sua percepção, e tenha coragem para fazer do seu coração uma garagem de mudanças, e da sua alma um abrigo de esperanças.