FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Motivação

Justificativas

Artigo publicado em 13/04/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

“Quanto mais justifica, pior fica.” Raul Pimenta

Se tem uma coisa que quase todos nós somos experts, temos extrema facilidade, e criatividade, é dar justificativas e desculpas. Para tudo que acontece de errado, achamos um culpado.

Não precisamos esforçar, é natural, espontâneo. Parece que já nascemos sabendo dar desculpas. É como crescer o cabelo e a unha, trocar de pele depois do sol quente, ou sentir fome quando deixamos de comer.

Somos seres altamente capazes em achar uma causa para aquilo que causamos em nós, e na vida dos outros.

Encontramos bodes expiatórios até nos sonhos. Isso porque somos presa fácil dos mecanismos de defesa do nosso cérebro. Alguns cientistas definem que somos vítimas do cérebro antigo, chamado cérebro reptiliano (parte do cérebro que nos defende das ameaças do meio – religa nossos ancestrais). Portanto, todas as vezes que nos sentimos ameaçados pelas nossas falhas, achamos mais fácil jogar a culpa em algo, ou alguém.

Essa atitude acaba por esconder nossas falhas, encobertando atitudes prejudiciais que temos. Desse modo é impossível entender o que nos faz errar e buscar conscientemente uma correção. Portanto, é importante identificar o que nosso cérebro faz, e dominá-lo, não ser dominado por ele. “A mente, mente”.

Muitas vezes preferimos a sensação entorpecente e enganadora de bem-estar imediato, do que a sensação incomoda do arrependimento, o desgaste dos ajustes de rotas interiores, e os momentos de reflexão tão necessários ao nosso amadurecimento.

“Seja mais forte que sua maior desculpa. ” Domínio Público

Reconheça que é um ser humano em evolução, sendo lapidado dia após dia, que em algum momento de sua história irá cometer erros. Os erros serão oportunidades para se educar, se conhecer um pouco mais, e transformar-se em uma pessoa melhor.

Evite dar desculpas. Líderes respeitados possuem a habilidade de assumir seus erros, assumir a responsabilidade por seus atos, e resolver problemas. Seja um líder, mude sua postura. Só assim ganhará a confiança dos profissionais e das pessoas que convivem e trabalham com você.

Faça-se essas perguntas:

- O que seus erros podem ensinar e revelar sobre você hoje?
- Quais são as atitudes que precisa tomar para diminuir esses erros?
- Quanto você tem terceirizado a culpa de 0 a 10?

Refletir é pensar duas vezes!!!