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Marketing

Você precisa saber o que é o comportamento do consumidor

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Consumidor, de forma direta ou indireta, todos nós somos!

Compreender o comportamento do consumidor é o mesmo que entender como as pessoas pesquisam e compram serviços e produtos. Compreender quais são os fatos que os fazem aderir a certas marcas escolher certos ritmos de vida. É perceber oportunidades de maximizar as vendas e engajar clientes. Entender o comportamento do consumidor e tudo isso e muito mais.

Reunimos algumas informações que você precisa saber sobre o comportamento do consumidor, e o que podem influenciar em seu momento de compra.

O que é comportamento do consumidor?

Philip Kotler determina comportamento do consumidor a área que pesquisa como o ser humano escolhe comprar certos produtos ou serviços, para sanar as suas necessidades.
O comportamento do consumidor é um estudo que determina as diversas formas de estudar o processo de decisão de compra. Esse processo de compra se inicia no momento que surge uma necessidade ou desejo, uma vez que essa necessidade é identificada o consumidor irá passar por vários processos até finalizar a compra. 

Esse estudo busca compreender quais os fatores que influenciam nesse processo de compra, tal fato é importante para as empresas traçar estratégias para contribuir na decisão de seu comprador, fazendo com que seu cliente percorra mais rápido as etapas de compras.

 Com o surgimento da internet os processos de decisão de compra deixaram de ser simples, são vários sites, variáveis e fatores que sugestionam a compra do cliente, mas não vamos olhar só para esse lado do processo de compra, no entanto esses canais de produtos também auxiliam na obtenção de informações relevantes, que não só mostram informações sobre o produto mas também direcionam a sua decisão de compra.

No cenário atual, compreender o comportamento do consumidor se torna fundamental, isso não é algo impossível de se fazer, veja alguns fatores que influenciam o comportamento do consumidor.

Elementos que influenciam o comportamento do consumidor.

Idade
Jovens, adultos e idosos, esses três grupos de pessoas tem comportamentos de compra totalmente diferente, sendo assim, tanto a forma de divulgação e de comunicação, vão variar dependendo da idade e de quem o produto se destina.

Percebemos claramente quando um produto é prioridade para um jovem ou adulto. Contudo tem outros tipos de produtos que são destinados para vários tipos de idade, de qualquer forma os motivos para se escolher uma marca são bem diferentes entre as gerações, isso é um fator importante que não pode ser descartado.

Offline / Online
Hoje em dia é difícil achar um consumidor offline, mas eles ainda existem, eles tem o hábito de assistir TV, ler jornal ou revistas, tal cliente tem dificuldade de se adaptar a novas tecnologias, e não tem interesse em redes sociais, preferem ligar para receber alguma informação ou até mesmo um atendimento pessoal, gostam de ir em bancos, cafeterias e supermercados.

Agora o consumidor online, pode até assistir TV ou ler revistas mas não é sempre, pois ele prefere assistir series e filmes através de serviços de streaming, ouve músicas através de aplicativos, busca informações de tudo na internet em vários feeds diferentes e ainda faz compras online, a maioria das pessoas que compram na internet, antes mesmo de efetuar a compra, busca informações sobre o produto e sobre a satisfação de quem já o adquiriu.

Poder Aquisitivo 
Atualmente o publico C está consumindo produtos semelhantes aos das classes A e B, estamos chegando a era de consumidores mais exigentes, onde os produtos tem que ser de qualidade e duradouros.

No entanto isso não serve de base, cada classe ainda tem as suas peculiaridades, pesquisas indicam que a classe C tem o hábito de resistir menos à promoções, e costumam a fazer compras utilizando o cartão.

É de suma importância você saber a renda financeira dos seus clientes. Tais informações iram auxiliar na precificação do produto, as formas de promoção, as formas de pagamento, dentre várias outras ações.

Não é uma tarefa fácil saber qual é o seu tipo de consumidor, Eles podem ser mistos, para alguns aspectos podem fazer compras online de alguns produtos e para outros preferem ir e compras pessoalmente de forma Offline, por isso aconselhamos a você definir qual é o comportamento consumidor do seu público e assim começar a investir em formas de divulgação para atrair a atenção deles.

Entenda de uma vez por todas, não tem como traçar estratégias de promoção e vendas sem saber qual é o perfil consumidor do seu cliente.

Agradecemos pelo seu tempo! 
Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo. 
Grande abraço.
Contatos: (35) 3413-7000 / (35) 9.9968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com