FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Marketing

Semiótica: Marketing e Design

Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

A semiótica é uma ferramenta fundamental para um profissional da comunicação, porém para explicar como ela pode ser aplicada, precisamos entendê-la. A semiótica vem do grego de semeîon que significa "signo'' ou “sinal”. Ela tem como objetivo explicar a criação e o funcionamento dos signos, sinais e símbolos utilizados por vários grupos de indivíduos, que são manifestados através da comunicação de ideias, formas de expressão, necessidades, emoções, sentimentos e desejos.

Assim a semiótica ajuda a entender o significado que é atribuída à sua mensagem, facilitando a criar novas estratégias com mais eficiência. Para criar uma comunicação eficaz é necessário entender o público que você a direciona, entender o efeito causado por sua mensagem e o quão compreensível é para aquele determinado grupo, causando um impacto positivo.

Ao ver um logotipo famoso, você automaticamente o associa à empresa ou produto, isso se deve à eficiência na utilização de símbolos nesse logotipo. Sua contribuição ao design é ajudar na eficiência da criação de conceitos simples para conseguir passar uma mensagem complexa de uma forma simples e clara, utilizando ícones, símbolos e índices para esse propósito.

Os ícones são representações do objeto real, como fotografias e desenhos, assim são de fácil associação, como por exemplo, utilizar a foto ou desenho de um cão para representá-lo.

Os símbolos são mais complexos, eles não possuem qualquer forma ou semelhança com o que representam, assim é preciso interpretá-los. Os símbolos podem ser representados por tipografias, formas ou desenhos, como por exemplo, logotipos, placas de trânsito ou fórmulas matemáticas. Um bom exemplo é a palavra “cão”, que não lembra nada a um cachorro, porém por conceitos estabelecidos, essa palavra está associada a um cachorro.

Os índices são signos independentes associados a um conhecimento comum, são estabelecidos por algo que já conhecemos ou experiências vividas. Como o som de um latido, que indica que há um cão por perto, ou até mesmo nuvens escuras indicando chuva.

Porém esse conhecimento consegue se aprofundar com o uso de cores e formas para estabelecer um conceito, mesmo que seja interpretado de forma inconsciente.

As cores podem causar vários efeitos, e a mesma cor pode representar vários significados dependendo de onde for usada, como por exemplo, a cor verde que utilizada associada à comida, pode causar a sensação de algo estragado, porém em outros casos é associada à natureza e a vida. As formas também possuem um efeito semelhante, como formas curvas, que causam uma sensação amigável deixando o logotipo mais interessante por sua fluidez, diferente de formas mais retas que passam seriedade.

A semiótica tem uma grande importância ao marketing como ao design, porém sua importância não fica limitada a esses, ela é essencial na arte, música e em vários segmentos. É de suma importância que os profissionais da comunicação a compreendam para obter resultados significativos com o seu público.

Este post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:

Facebook:http://fb.com/RpmConsultoria

Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial

A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Contato: (35) 99965-7600 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com

/ rpmconsultoriaempresarial.com.br