Os 4Ps do Marketing foi criado por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing, lançado em 1960; após isso, o conceito foi
explorado por Philip Kotler. Sendo
bem direto o Mix de Marketing trata-se das definições básicas de Marketing que
uma empresa precisa ter para saber como atingir o seu público-alvo, a partir do
posicionamento que ela possui.
Essas definições têm o objetivo de
representar os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, sendo
eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.
A construção dos 4 Ps do Marketing é simples.
Contudo, para a sua é preciso ter um bom conhecimento no
mercado em que se está inserido. Vamos pegar como exemplo um bairro de Rock’n
Roll em São Paulo; ele é totalmente diferente de um bairro de Rock’n Roll no Rio
de Janeiro. Percebemos que o estilo musical pode ser o mesmo mas a cultura é
diferente, então é preciso estar atentos a essas diferenças.
Vale lembrar também que Mix de Marketing ou
Composto de Marketing é a mesma coisa, a diferença parte do autor do artigo ou
livro. Mas independente da nomenclatura, o objetivo principal não é alterado: os
4 Ps do marketing são os pilares básicos de toda e qualquer estratégia.
Qual é o objetivo principal do seu negócio?
Vender certo?
Mas para isso você precisa construir a sua
marca; isso significa mais do que explorar o canal de vendas ou mostrar a
mercadoria.
É preciso fazer um planejamento não apenas
sobre um pilar, mas em todos os 4.
Venha e descubra o que são cada um desses pilares:
Produto
O produto pode ser visto como
serviços que você ou sua empresa oferece.
A definição de produto refere-se
mais aos aspectos intangíveis do que aos técnicos. Percebemos que alguns
atributos de marca podem ser passados na experiência de uso de um produto ou
serviço.
Você tem que saber tudo sobre o
seu produto, qual a sensação ele traz ao seu cliente, por que ele é consumido. A partir disso você terá um caminho mais fácil para conseguir fazer vendas.
Um fato importante é tentar
compreender quais são os atributos do produto que o seu público valoriza, sem
deixar de lado o posicionamento da empresa.
Um bom exemplo é o cartão roxinho que conseguiu crescer em um mercado
com grandes players e uma boa experiência de uso de acordo com o público
escolhido.
Outra coisa muito importante é
entender o Ciclo de Vida do seu produto.
Qual é o tempo de vida dele no
mercado?
No momento em que você conseguir entender as sensações que ele traz ao sue cliente, o ciclo de vida dele no mercado, você vai compreender quais são as melhores estratégias para você aplicar no futuro da sua empresa.
Preço
Esse P está intimamente ligado à
sobrevivência da empresa, o preço é o valor que será cobrado pela solução que
você está oferecendo. Nesse momento o produto pode ser barato ou de luxo, pode
ser à vista ou a prazo, esse P vai estar ligado a essas ações. Lembrando também
que o preço não está ligado ao "valor monetário" mas sim à percepção
que o seu público tem sobre a marca.
Sendo assim, as marcas que são mais valiosas para os seus clientes têm mais chances de continuar no mercado, independente do seu preço estar alto diante da concorrência.
Praça
Em inglês, Praça é Placement,
que em tradução livre é entendido como "Colocação no Mercado".
Praça é como seu produto ou serviço entra em contato com o
público-alvo, e o lugar onde a venda será feita, pode ser tanto online quanto
físico.
Esse P é o responsável por como o cliente chega até você, aos
seus serviços e produtos.
O planejamento para esse P é completamente ligado ao
público-alvo, pois de que adianta oferecer o produto em canais ou lugares em
que o seu possível cliente não está? Entenda que antes de escolher a sua praça
saiba para quem você quer vender.
Vale lembrar que não adianta nada ter uma vitrine chamativa e linda se não tem o público certo.
Promoção
Diferente das promoções que vemos nas lojas e liquidações,
aqui a promoção tem o sentido de mostrar onde você quer promover a sua marca,
fazer com que os objetivos da sua empresa cheguem aos ouvidos certos.
A promoção se refere a todo o âmbito das estratégias de
divulgação utilizadas pela empresa. Define também qual vai ser a comunicação
que será passada, a linguagem que será usada para atingir o seu público alvo.
A empresa terá que decidir se a comunicação será mais séria ou despojada. Sonhadora ou realista. Após essas e outras questões ela estará pronta para promover a sua marca.
Esses foram os 4 Ps do Marketing; se você ficar com alguma dúvida,
pode nos perguntar, estamos esperando por você.
Agradecemos pelo seu tempo!
Eu sou Gustavo Júnior da Cruz, atuo como
auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo.
Grande abraço.
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