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Marketing

O que é tráfego pago e por que a sua empresa precisa dele?

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Pare para pensar, imagina você organizar um evento, ter todo o trabalho para montar a estrutura, montar o nome, chamar um palestrante, elaborar um cronograma bem estruturado, escolher o local e no final de tudo ninguém aparecer. É terrível até de pensar, não é mesmo? Mas sinto te informar que se você investe em estruturação, organização de uma loja virtual, montar um site e não ter tráfego é isso que acontece.

De nada adianta você fazer uma programação bem estruturada com estratégias e conteúdo se ninguém for acessar. O investimento em tráfego pago pode ser um grande aliado para empreendimentos e tantas outras ações feitas dentro de uma organização.

Com uma estratégia de tráfego você poderá fazer com que o seu número de visitantes em sua página aumente e, consequentemente, auxilia a sua marca a ser mais reconhecida. Venha comigo e vamos explorar o que é tráfego pago, como funciona e quais as suas vantagens.

Plano de marketing digital, por que fazer?

Imagino que você deva estar se perguntando, o que um plano de marketing tem a ver com tráfego pago? Bom estou aqui para te dizer que tem tudo a ver.

Tudo que é bem feito e tem sucesso tem uma boa organização não é mesmo? No marketing digital não é diferente, um plano de marketing é o responsável por documentar alguns pontos importantes do seu mercado, tais como:

- Quem é a sua persona

- Quais são os seus objetivos

- Quais canais de vendas serão utilizados

- Ter visão geral do seu projeto

- Quais são os resultados esperados

Todas essas ações são muito importantes, mas se você atrelar a um plano de conteúdo, a sua marca será imbatível. Assim você terá controle de quais tipos de posts precisará fazer, e em quais redes sociais serão vinculados, e depois de todo esses passos, você cria o seu plano de mídia onde poderá ver quais publicações serão impulsionados e quais anúncios serão criados.

Agora é hora de estruturar a sua estratégia e trazer tráfego pago para as suas páginas.

O que é tráfego pago?

Primeiramente vamos conceituar o que é tráfego: basicamente é o acesso que as pessoas tiveram ao seu site, blog ou página. Hoje em dia as redes sociais estão se tornando ferramentas mais fortes no marketing digital, e com esse crescimento surgiu a necessidade de mostrar as postagens, site, blog e outros para pessoas que não conhecem o seu segmento, assim agora é possível pagar um valor para mostrar o seu conteúdo para pessoas, atraindo mais visitantes e possíveis clientes.

Com o tráfego pago, você investe um valor em uma plataforma e o conteúdo que você escolheu começa a ser exibido a mais pessoas, fazendo com que visitantes venham para a sua página, canal, blog e etc. Exemplo é um anúncio do Instagram que com certeza você já deve ter visto.


Aqui você já pode notar que embaixo do nome da empresa está escrito “PATROCINADO”. Basicamente você investe um valor para que a sua publicação tenha mais visualização, engajamento e até mesmo mais relevância nas redes sociais.

Tráfego pago X tráfego orgânico

O tráfego pago não é a única forma de atrair pessoas para o seu site, blog, página ou redes sociais. Também existe o tráfego orgânico, que é quando uma pessoa acessa as suas plataformas de forma orgânica, sem custos, ou qualquer investimento feito. Uma ideia disso são as pessoas que entram na sua página enquanto você não investiu nenhum valor, isso é tráfego orgânico.

Uma pesquisa realizada por uma empresa de marketing digital e SEO, nos informa que cerca de 71% das pesquisas resultam em cliques nos links da primeira página, enquanto apenas 5% das pessoas de fato clicam em links das segunda e terceira páginas. Nesse momento dá para perceber que não é nada fácil ser visto nos grandes sites de busca. Contudo, você pode trabalhar com o mercado de massa, que tem muita concorrência.

Por isso que o tráfego pago parece ser uma alternativa tão atraente.

Plataformas de tráfego pago

Conheça agora as redes sociais, plataformas e outros que você pode fazer tráfego pago:

Google AdWords

Com a plataforma do Google AdWords, os anúncios aparecem nos mecanismos de buscas do Google e parceiros, mas isso quando é pesquisada uma palavra chave que você colocou na configuração dele.

Facebook Ads e Instagram Ads

Atualmente o Facebook e o Instagram são duas ferramentas poderosas de marketing para qualquer empresa. No ano passado mais de 2 bilhões de pessoas já possuíam conta nessa rede social. Por isso, fazer impulsionamento nessas redes sociais é uma ótima forma de conquistar novos clientes para o seu segmento e ter presença digital.

Outras fontes

Há diversas redes sociais e portais que já estão com a possibilidade de investimento em anúncios. Algumas dessas redes são:

  • Youtube Ads:
  • Twitter Ads:
  • Pinterest Ads:
  • Tik Tok Ads
  • Linkedin Ads
  • Outras


O tráfego pago tem sido a melhor forma de atingir um público qualificado de maneira direta e eficiente. Verifique qual plataforma se adequaria ao seu empreendimento e comece a anunciar o seu negócio, afinal, se a sua empresa não está na internet onde ela está?

Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como Gestor de Marketing e sou apaixonado por marketing raiz.

Espero que esse artigo tenha agregado na sua vida.

Grande abraço!

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