Primeiro vamos conceituar o que é público Alvo.
Podemos dizer que público alvo é um grupo específico de
consumidores que compartilham de um perfil semelhante. Uma
vez que esse perfil é encontrado, o mesmo vira foco das ações de Marketing e vendas
das empresas.
Agora sabendo qual é o seu público alvo, as empresas direcionam as
suas campanhas de Marketing e venda de forma mais específica, buscando
conseguir uma aproximação do seu público.
Após definir esse perfil, as empresas realizam uma série de
pesquisas buscando diversos motivos para determinar quais as características em
comum entre essa parte da população que irá se tornar o foco do seu negócio.
As informações podem ser sobre hábitos de consumo, frequência de
compra, classe social, condições socioeconômicas, dados demográficos,
preferências dentre várias outras possibilidades.
Quanto mais
informações você obtiver do seu público alvo, mais completo e verdadeiro ele será,
sendo assim você tem mais chance de manter um bom relacionamento com o seu
cliente. Quando você opta por não definir o seu público alvo, você pode gastar
mais com divulgações e publicidade, algo que
você poderia evitar.
Imagine, você não
vai oferecer uma bolsa de pós-graduação para um
jovem que nem começou uma faculdade, e nem uma de materiais
escolares para um casal que não tem filhos; quando
você não tem um público alvo definido, essas situações podem acontecer.
Ter
em mente frases
prontas não chama a atenção de ninguém. O que chama a atenção é a sua capacidade
de dialogar com seus diferentes públicos, isso trará a garantia da
identificação deles com a sua marca.
Se olharmos
para trás, ter um público alvo era tarefa fácil, você podia definir a idade e
simplesmente investir nele, no entanto isso mudou. Hoje
em dia só isso não basta, o consumidor está ficando cada vez mais específico, com mais nichos e necessidades especiais em
cada um deles.
Vamos
colocar algo mais prático.
Vamos pegar uma moto que está em alta nos últimos
anos, a moto Shadow; agora imagine dois homens,
com cerca de 50 anos, os dois nasceram na mesma cidade, onde cresceram ouvindo
Rock and Roll dos anos 80,
e possuem um cargo como executivos de uma empresa grande.
A primeira vista podemos dizer que os dois têm o mesmo perfil, após essas informações podemos
dizer que os dois comprariam a mesma moto, certo?
Contudo, um deles é
casado e tem 2 filhos e o outro tem uma namorada que o acompanha para as noites
em bares, pubs e eventos na cidade/região; agora
as coisas mudam de figura, certo?
O primeiro certamente será do grupo que vai
escolher um carro, e não só um carro normal mas sim um
maior para toda a sua família, de preferência um com DVD para distrair
as crianças e um bom porta-malas para as suas viagens. O segundo optará pela
moto, sem se preocupar em investir em conforto e até mesmo podendo otimizá-la da forma
que desejar.
Percebemos que por mais que ambos tenham algumas
características similares os dois têm perfis
diferentes, os objetivos e motivações diferem muito. Enquanto um busca conforto e praticidade
para si e sua família, o outro tem um
estilo de vida baseado em sua escolha.
Sendo assim, se a
sua empresa vendesse motos desse segmento, a
mesma teria que fazer ações direcionadas para atrair a atenção do segundo caso,
criando conteúdos interessantes a esse público para chamar a atenção dele.
Não podemos deixar de levar em consideração os
fatores (sociais, demográficos, econômicos entre
outros); isso são informações de muito valor
para lhe ajudar a definir o seu público.
Definindo o seu público alvo corretamente você terá
estratégias mais eficientes, e terá campanhas com maiores chances de
surpreender/encantá-lo.
Um benefício disso é
que você não precisará investir em recursos ou ações sem resultado,
direcionando melhor os lucros da empresa para resultados mais expressivos.
Com uma boa definição de seu público-alvo, você
melhorará múltiplos aspectos da sua comunicação, sendo eles:
- ·
O modo como oferece promoções
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O conteúdo certo para o seu público
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Quais os canais você vai utilizar
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Ressaltar as melhorias do seu produto
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Como falar com seu cliente
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O momento certo de fazer promoções
"Tenha público alvo. Quem sai fazendo
Marketing para todo mundo está "marketeando" ninguém!"
- Hadjja Dias
Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo.
Contato: (35) 3413-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com / rpmconsultoriaempresarial.com.br
Grande abraço caro(a) leitor e amigo(a).