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Marketing

O que é Marketing de Conteúdo e suas 5 utilidades.

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Primeiramente, vamos responder a uma pergunta: afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia que tem o objetivo de atrair a atenção do seu público-alvo de forma natural e espontânea, criando conteúdo relevante (como artigos, e-books e posts nas redes sociais), sem promover a marca. A empresa ajuda seu público-alvo criando uma percepção positiva da sua marca, esse é um dos combustíveis do Inbound Marketing

O significado do Marketing de Conteúdo é relativamente novo, pois foi somente nesse século que esse conceito foi criado, através de análises, estudos e experimentos que foram feitos. Mas os seus conceitos já eram aplicados bem antes da era digital.

Contextualizando historicamente com um exemplo clássico.

No ano de 1895, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista "The Furrow", publicação esta que segue em circulação até os dias de hoje, e é focada em assuntos de agricultura.

Nessa revista a John Deere fugiu dos padrões da atualidade e compartilhou conteúdo com o público interessado em agricultura, em vez de simplesmente criar anúncios "empurrando" os produtos que são fabricados pela empresa.

É fato que nem todos os leitores da revista possuíam tratores da John Deere, contudo, consumindo a informação da marca, teriam acesso a informações que poderiam resolver problemas que até então acreditavam ser inexistentes. E ao precisar fazer alguma compra, optariam por uma marca de confiança.

A revista cumpre o propósito: educar o público, influenciar na decisão de compra e ganhar autoridade no assunto. Esse foi um dos primeiros registros de Marketing de Conteúdo, e desde então, muitas marcas têm seguido os seus passos.

Resumindo: Marketing de Conteúdo é falar sobre o seu público alvo, não é sobre o que a sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam.

Utilidade do Marketing de Conteúdo

1. Aumentar a sua visibilidade na internet

O Marketing de Conteúdo tem grande influência nas técnicas de SEO de um site. Hoje,  sabemos que não basta mais produzir conteúdo com "palavras- chave" perdidas e soltas em meio aos textos, ou criar "Link Building" (Conjunto de técnicas que busca links de outros sites) em grandes quantidades, mas sem qualidade.

É fato que o algoritmo de busca do Google cresceu de tal forma que tem a percepção para dizer se o conteúdo tem relevância ou não para o seu usuário. Dados como CTR (frequência que uma pessoa visualiza o seu anuncio e clica nele) e SERP (página de resultados, utilizado para mostrar as páginas que exibem os resultados de uma busca pela internet), são avaliados e influenciam no rankeamento. 

2. Aumentar a interação com sua marca

Marketing de Conteúdo também pode ser utilizado como um canal de interação com a sua marca, para que os seus clientes tenham a oportunidade de se comunicar com a sua empresa, enviar sugestões e tirar dúvidas.

Conquistar a atenção do seu público e fazer com ele compartilhe o seu conteúdo com a sua rede de contatos, por exemplo, é um dos meios de publicidade espontânea.

Seja por meio de um site, blog, treinamento em vídeo nas redes sociais, o conteúdo que você é capaz de criar pode ter alto potencial de engajamento.

3. Nutrir a sua base de Leads

É importante lembrar que, por mais ampla que seja a sua base de Leads, nem todos estão prontos para consumir os seus serviços ou produtos. Não quer dizer que eles nunca serão os seus clientes. Em muitos casos, falta um pouco mais de informação para que essas pessoas possam ver o valor que a sua empresa oferece e tenham estrutura para utilizar e ter uma boa experiência com o seu serviço ou produto.

Através do Marketing de Conteúdo, é possível nutrir esses Leads com conteúdos significativos que vão prepará-los até que o momento da compra possa chegar. Desse modo, você não afasta um prospect despreparado, e sim prorroga a sua compra para um momento mais favorável.

4. Reduzir o custo de aquisição de clientes

O CAC (Custo de aquisição de cliente), já se revela com o seu próprio nome, é a uma média que mostra o quanto a sua empresa gasta para conseguir um novo cliente.

Se a sua empresa investe em SEO e em Marketing de Conteúdo, naturalmente novos potenciais clientes acessarão seu site de forma recorrente e orgânica, sem que você se esforce para isso.

5. Ganhar confiança do seu público

Assim como o Marketing sofreu mudanças, as pessoas também, tanto na forma de pensar quanto em como vê as coisas. Ao final, tudo isso influencia na compra.

Produzindo conteúdo com qualidade faz com que a sua empresa se torne autoridade no mercado, e isso traz confiança.

Colocando em uma balança, quando uma empresa está investindo tempo para produzir conteúdo relevante para os seus clientes, e entregando valor para as pessoas, com certeza será lembrada com mais força quando comparada à uma que não faz o mesmo.

Além de que, quando você fala de sua persona e não da sua empresa, você tem mais chances de que seu público espalhe a sua marca para sua rede de contatos (network), uma vez que estarão satisfeitos por terem os seus problemas solucionados. Assim, poderão compartilhar seu conteúdo com amigos que estão com os mesmos problemas.

“Conteúdo é qualquer coisa que adicione valor para a vida do leitor.”

– Avinash Kaushik

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A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo.

Grande abraço caro(a) leitor e amigo(a).