FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Marketing

O que é Marketing?

Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Em primeiro lugar, vamos definir o que é Marketing.

A palavra Marketing teve a sua origem na língua inglesa, mesmo que seja um assunto mundial.

 A Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, que introduziu o conceito de mercadologia e Marketing no Brasil. A título de curiosidade, a palavra Marketing foi aportuguesada no final da década de 1980.

Em inglês, market significa mercado e Marketing é um conjunto de atividades que visa entender e atender às necessidades do cliente. Em marketing, o termo "cliente" pode ser mudado para comprador, usuário ou consumidor.

Marketing é um encadeamento de métodos, técnicas e práticas com o objetivo de integrar valor a determinados produtos ou marcas com o objetivo de deixá-los  atrativos a um público-alvo, os consumidores. Vale lembrar que o objetivo do Marketing não é apenas vender algo.

Isso se aplica a tudo que envolve este processo, assim como a logística, produção, pós-venda e comercialização.

Em se tratando de cliente, estamos falando de todo o processo de compra e de relacionamento, desde o início onde o cliente é um prospect até o ex-cliente, incluindo todas as etapas neste relacionamento. O objetivo do Marketing é cativar o cliente de forma tal que ele se torne consumidor apenas daquela empresa para sempre. Para que a marca tenha clientes fiéis, ela tem que conhecer bem: seus gostos, costumes, anseios, medos e etc.

Como dito, Marketing não se aplica somente à vendas. O profissional de Marketing pode ter diversas atuações, que vem desde o planejamento tático até o relacionamento com o cliente. Na maioria das empresas, a área de vendas corresponde às necessidades do Marketing, que executa as atividades de vendas, que fazem parte do ciclo de relacionamento com o cliente. Porém, em outras empresas, o departamento de Marketing age dando suporte ao departamento de vendas, agindo nos processos de suporte para as atividades comerciais.

Por essa razão, o Marketing começou a ter várias ramificações diferentes, como o Marketing orientado a Vendas, Marketing voltado a marcas (Branding) e o Marketing orientado ao Relacionamento.

Marketing tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada. Exemplo: Marketing cultural, Marketing político, Marketing de relacionamento, Marketing social dentre outros.

Com o alcance da internet e o estouro das redes sociais, surgiu o conceito de Marketing 3.0, em que as empresas buscam se aproximar dos seus possíveis clientes (prospects), acompanhando suas opiniões sobre os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. 

Contudo, existem vários tipos de Marketing. Conheça alguns deles:

Marketing Pessoal:

Marketing pessoal é uma ferramenta utilizada para autopromoção. É uma estratégia usada para "vender" a própria imagem, capaz de influenciar a forma como as pessoas olham para quem a utiliza.

Marketing de Relacionamento:

Essa ferramenta é utilizada para o conjunto de ações estratégicas para criar e mandar um relacionamento positivo com os clientes.

Marketing Digital:

É um conjunto de ações de comunicação e divulgação que uma empresa pode utilizar nas plataformas digitais (redes sociais, sites, e-mail entre outros), por meio da internet e meios eletrônicos.

Marketing Vital:

É toda a forma de material publicitário que, quando utilizado produza a maior divulgação de uma marca, produto ou serviço, através do encorajamento de levar adiante a mensagem presente no material.

Marketing Multinível:

Marketing Multinível consiste em um modelo de negócios, em que o vendedor obtém uma gratificação dos lucros totalizados por ele e pela sua equipe de revendedores.

Trade Marketing:

É uma área específica do Marketing associada ao aumento da procura por meio do varejista, atacadista ou distribuidor, podendo trazer vários benefícios para esses elementos.

Inbound Marketing:

É um agrupamento de estratégias de marketing, com o objetivo de atrair  potenciais clientes para a empresa.


"A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho."

- Peter Drucker



Nós, da RPM Consultoria Empresarial, desejamos a você ótimos resultados em seu trabalho, e esperamos que você tenha entendido o que é Marketing e os seus caminhos.

Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo.

Contato: (35) 3413-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com / rpmconsultoriaempresarial.com.br

Grande abraço caro(a) leitor e amigo(a).