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Marketing

Marketing não é só para vender

Artigo publicado em 29/05/18 por: Raul Pimenta
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Muitas vezes ouvimos da boca de empresários/administradores/gerentes/supervisores as seguintes expressões: “Não faço marketing porque não consigo aumentar minha produção, assim não atenderei a demanda que vai surgir." Ou até mesmo: " Meu fornecedor não pode fornecer mais mercadorias, ora, não posso divulgar mais minha empresa.” Essas frases ainda são muito ditas e o pior, muito pensadas e difundidas. Grande equívoco!


O que preocupa de fato não é o que dizem, mas oque pensam, no que acreditam e nas decisões que tomam. Primeiro vemos, depois pensamos, sentimos e por fim agimos. Quando vejo e penso algo de maneira limitante, meus sentimentos e ações serão limitados também.

É por esse e por outros motivos, que muitos negócios não decolam, na realidade naufragam em suas jornadas/aventuras empresariais. Por acreditar que marketing tem a finalidade de vender, não fazem, e acabam não vendendo na hora que mais precisam.

A definição de marketing segundo o Chartered Institute of Marketing é: “Identificar,antecipar e satisfazer às necessidades do cliente de forma lucrativa”.

Ou seja, marketing tem outros objetivos em essência. Marketing não é feito para vender. É desenvolvido com a intenção de preparar os clientes para comprar.

Identificando, antecipando e demonstrando que podemos satisfazer as necessidades de determinado público-alvo, posicionamos nossa marca/produto/serviço na mente/coração de alguém, e esse alguém, quando estiver convencido de suas necessidades ou desejo, tomará consciente ou inconscientemente, uma decisão de compra. E o mais importante: escolherá aquele que plantou a semente com mais intensidade. E como plantamos a semente na mente e no coração dos clientes? Fazendo-se presente, divulgando nossos atributos, soluções,benefícios, online e off-line.

Quando digo online e off-line, refiro-me as estratégias de divulgação que possa adotar. Quando escolho divulgar meu negócio por meio de anúncios em revistas,jornais, outdoors, panfletos, estou fazendo o que chamamos de comunicação off-line. Agora, ao usar canais digitais para alcançar meu público-alvo/persona, como: youtube, newsletters, facebook, instagram, twitter, faço a comunicação online.

Você já parou para pensar que as marcas que mais chamam sua atenção na hora da compra, são quase sempre, as que melhor divulgam seus diferenciais e propostas de valor? Construindo em você, um ativo poderosíssimo. Essa é a consumação de um pensamento antigo: “O cliente é o maior ativo que uma empresa pode ter.”

Desmitificados e libertados dessa crença limitante, convidamos vocês a pensarem: O que de fato, vale a pena ser divulgado em seu negócio? Quais são as características que seus clientes não podem dormir sem saber? O que o torna único e relevante? Como gera valor exclusivo?

Pensando nesses poderosos questionamentos, saímos da zona de conforto,exercemos o autoconhecimento empresarial e melhor ainda, posicionamos no mercado como imã de boas novas. Talvez sua capacidade de vendas esteja saturada hoje, mas qual certeza você tem de que amanhã as coisas continuarão iguais?Nenhuma! Portanto, abra a mente e mude seu modelo mental.

Esperamos que esse texto possa verdadeiramente contribuir com sua jornada profissional.

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Grande abraço!
"RPM Consultoria Empresarial, Resultados Positivos em Movimento."
Raul Pimenta