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Marketing

Marketing de Conteúdo: saiba onde você está errando e 5 dicas para ser mais assertivo

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Não adianta você querer fugir, o Marketing Digital invadiu as empresas e aquelas que ainda não aderiram estão muito atrás de seus concorrentes. Já se foi a época em que os consumidores eram obrigados a "engolir as propagandas” passivamente na TV, sendo “invadidos” agressivamente e sem ter poder de escolha sobre o conteúdo que consumiam.

Atualmente, para ter relevância frente ao seu cliente é preciso ter visibilidade online. Mas isso eu acredito que você já está cansado de saber, não é mesmo?

Por isso, hoje eu vou te ajudar na forma como você precisa estar dentro da Internet, usando o Marketing de Conteúdo para captar a atenção do seu cliente e desbancar o seu concorrente.

O que é Marketing de Conteúdo?

Resumidamente, Marketing de Conteúdo é uma estratégia usada para atrair a atenção do seu público através de conteúdos relevantes (vídeos, ebooks, textos, posts em redes sociais e etc).

Pode-se dizer que, hoje, o Marketing de Conteúdo é uma das formas de propagação da marca mais aceita pela população - apesar de não fazer uma propagação direta da marca - pois é uma técnica que atrai o público-alvo sutilmente, trazendo soluções para os seus problemas.

O Marketing Conteúdo, feito estrategicamente e com um bom planejamento, é capaz de engajar o seu público-alvo e gerar crescimento à sua rede de clientes e potenciais clientes.

O motivo da estratégia não funcionar para você

Às vezes, se você fizer uma pequena pesquisa com uma parcela dos criadores de conteúdo, você pode ouvir que o método não funciona, pois eles criam conteúdo para todas as plataformas digitais - toda semana - e isso não traz resultado para sua marca.

O problema é que as pessoas acham que é só criar o conteúdo e divulgar, que apenas isso vai trazer o resultado que elas esperam.

Se você reparar bem, na maioria dos artigos - nos mais relevantes - vai falar que o “Marketing de Conteúdo é uma estratégia usada para atrair a atenção do seu público através de conteúdos RELEVANTES.”

Ou seja, não é só criar conteúdo toda semana; é preciso criar conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo.

Acontece que os empresários não sabem nem quem é a persona da sua empresa e querem atraí-la sem se dedicar e estudar. Dessa forma, nenhuma estratégia, por melhor que seja, vai trazer resultados positivos.

Foi por isso que eu separei 5 dicas imprescindíveis para você ser mais assertivo na hora de criar os conteúdo da sua marca e começar a ter resultados positivos através do método.

1 - CONHEÇA SUA PERSONA.

Como disse acima, não adianta você sair produzindo conteúdo desembestado sem saber primeiramente com quem está falando. Por acaso você compra um presente sem saber quem vai presentear? Sem saber os gostos da pessoa? Não!!

Da mesma forma é na hora de criar o conteúdo. Você precisa saber quais são os gostos dos seus potenciais clientes, quais são os seus desejos, as suas dores, em que ele tem dificuldade, como ele fala, o que ele fala, o que ouve, basicamente você precisa saber tudo sobre ele.

Por quê? Porque, quando você conhece o problema da sua persona, você sabe como resolvê-lo. Assim, você vai saber qual tipo de conteúdo vai atraí-lo, usando isso para produzir os seus conteúdos. Entendeu!?

2 - TENHA UM PLANEJAMENTO.

O planejamento permite que você tenha uma visão do cenário completo. Marketing de Conteúdo é muito mais do que só produzir conteúdo, é preciso que você defina o objetivo, as estratégias que serão usadas, quais métricas serão analisadas, etc.

Tudo isso só pode ser feito através de um bom planejamento. É onde você vai definir os temas a serem abordados, qual linguagem adotar; é onde você vai fazer uma pesquisa de interesses da sua persona, quais palavras-chaves vão atraí-la e muito mais.

3 - PALAVRAS-CHAVE (SEO).

Quando você disponibiliza um conteúdo, principalmente se for nos mecanismos de busca como o Google, ele aparece para os seus consumidores através de um sistema de ranking, e quanto mais perto do primeiro lugar o seu conteúdo estiver, mais chance do seu cliente te escolher e, automaticamente, é mais chance de você vender.

Por isso, definir as palavras-chave que o seu cliente está procurando e distribuí-las durante todo o seu conteúdo é fundamental para te alavancar aos primeiros lugares do ranking.

Por exemplo, você percebe que, além do título, eu repito a palavra Marketing de Conteúdo várias vezes no decorrer desse artigo, inclusive agora? É por este motivo, repetir as palavras-chave estrategicamente no decorrer do conteúdo ajuda para que ele seja um dos primeiros a aparecer para você.

4 - ESCOLHA UM TÍTULO / INÍCIO ATRATIVO.

O título é a primeira parte do seu conteúdo com os clientes vão ter contato, portanto se você não conseguir chamar a atenção dele por meio do título não adianta o seu conteúdo ser o melhor do mundo porque ninguém vai ler.

Faça uso de gatilhos mentais no seu título, de forma inteligente e com bastante senso, para que você consiga prender o seu cliente já no início do seu conteúdo.

5 - ATENÇÃO À ESCANEABILIDADE.

Estar atento à escaneabilidade do texto é se atentar à formatação dele. É muito comum que as pessoas, antes de ler um texto de fato, o escaneiem para saber do que se trata e se vale a pena consumir aquele conteúdo, ou seja, elas “passam o olho” por ele.

Por isso, invista em formatações que contribuam com a escaneabilidade do texto, como intertítulos, imagens, negritos e infográficos, pois eles quebram o padrão do texto corrido e atraem o olhar do leitor, informando a ele que aqueles pontos são importantes, portanto, precisam ser lidos.

Outro fator importante é usar frases curtas e parágrafos reduzidos. Blocos grandes de texto prejudicam a compreensão da mensagem onde começa e onde termina uma linha de raciocínio.

Conclusão

Que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia fundamental para as empresas de qualquer segmento acredito que você já sabia, mas espero ter ajudado você a identificar onde você está errando e como parar de errar, produzindo conteúdos relevantes para sua persona e convertendo os seus potenciais clientes em clientes efetivos.